Notícias
Rio Grande pode sediar competição estadual de karatê em fevereiro
23/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A prefeita Darlene Pereira recebeu na sede do Executivo Municipal, nesta terça-feira (23) à tarde, a equipe de karatecas ligados ao projeto desenvolvido pela Secretaria da Saúde (SMS), único do país com vínculo ao Sistema Único de Saúde (SUS), que conquistou para o Município 20 medalhas na última competição estadual realizada em Santa Rosa (RS), no mês passado. O encontro foi acompanhado pela secretária da Saúde, Juliana Acosta e pela superintendente da pasta, Adriana Pinto, e pelo secretário de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa.
Além de presentear a prefeita com uma medalha e a equipe ser parabenizada pela conquista estadual, o coordenador do grupo, Daniel Guimarães, apresentou a proposta para o Rio Grande sediar a próxima competição estadual, a Copa Verão, que seria disputada no Balneário Cassino, conforme sugerido pela federação estadual da modalidade. A prefeita solicitou mais informações sobre o número de participantes nesta competição, a fim de estudar alternativas para viabilizar a competição no Rio Grande.
Entre os participantes da equipe campeã, estão um pai e um filho e a mãe de outro karateca que acompanha o grupo dando apoio aos demais competidores em todas as provas que participam. A mãe do atleta Gustavo é Tainá Maciel. Ela sempre viaja com a equipe e comentou que, depois que o filho passou a frequentar a equipe, desde os 12 anos, ele mudou o comportamento. "Era só videogame, se não era videogame era computador ou celular. E ele não tinha uma interação social com outras crianças. Ele não interagia, não queria fazer amizade. Depois do Karatê, é um menino que faz piada, brinca, compete, interage com todo mundo, que faz amizade. Fora todas essas amizades que ele tem aqui." Gustavo é faixa roxa e já foi campeão estadual em outro campeonato. Neste ano, ele ficou em 3º lugar na sua categoria.
Já o karateca Nilson Ferreira, 41 anos, é pai de José Roberto. Ambos são faixa amarela, mas foi o filho quem ingressou primeiro na equipe. Para Nilson, é um orgulho e prazer poder treinar e competir junto com o filho. Nilson foi campeão na sua modalidade em Santa Rosa.
Como ingressar na equipe
Jovens a partir dos 9 anos e por encaminhamento das equipes multiprofissionais da Secretaria da Saúde de todo Município são aceitos na equipe. Os treinamentos são no CTG Mate Amargo, às quintas-feiras pela manhã, a partir das 9h45min, e na sexta-feira, às 14h, sempre no contraturno escolar. Há expectativa para que seja aberto um novo polo de treinamento no Shopping Praça, em 2026.
Compartilhe:
de
11