Notícias
Coleta Programada: Prefeitura divulga cronograma de 12 de janeiro a 12 de fevereiro
09/01/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Prefeitura do Rio Grande divulgou o cronograma da próxima etapa da Coleta Programada, que será realizada de 12 de janeiro a 12 de fevereiro. A proposta, desenvolvida pela Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU), consiste em um modelo extra de recolhimento de resíduos, criado para facilitar o descarte correto de entulhos, móveis velhos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos inutilizados, entre outros itens.
O cronograma completo está disponível nos cards em anexo.
A iniciativa é uma medida de planejamento e ordenamento urbano, e faz parte do esforço da administração municipal para combater o descarte irregular de resíduos, promover a limpeza da cidade e garantir um ambiente mais saudável e digno para toda a população. Segundo o secretário Dirceu Lopes, trata-se de mais um formato de coleta, mais abrangente, com o objetivo de promover uma nova cultura urbana entre os rio-grandinos para uma cidade mais limpa.
“Contamos com a compreensão e, sobretudo, com a colaboração ativa dos moradores, respeitando as datas, horários e locais corretos para o descarte, pois cidade limpa se constrói com responsabilidade compartilhada”, diz. Ao mesmo tempo, ele solicita que a comunidade não seja conivente com atitudes que sujam a cidade e denuncie descartes irregulares.
Serviço em março
A SMSU informa que, em razão do período de Carnaval, e da necessidade de realizar ajustes técnicos para manter a eficiência do serviço, após concluída a etapa de janeiro/fevereiro, a Coleta Programada será retomada no dia 2 de março.
Funcionamento e roteiros
Para a execução, as diversas regiões da cidade foram divididas em 21 setores que receberão o serviço periodicamente, uma vez por mês. No dia agendado, equipes e caminhões do setor seguirão o roteiro pela área a ser atendida realizando o recolhimento dos entulhos depositados em frente às residências.
Serão recolhidos pela Coleta Programada
-Móveis velhos (sofás, colchões, guarda-roupas, restos de mobília e/ou utensílios quebrados)
-Portas, janelas e madeiras em geral
-Cascotes (pequenos resíduos de construção)
-Eletrodomésticos (eletrônicos e eletroeletrônicos fora de uso)
-Plástico, borrachas ou metais sem uso e de grande volume
-Podas de árvores
Não serão recolhidos pela Coleta Programada
-Lixos domésticos e recicláveis (seguem atendidos pela coleta domiciliar e seletiva)
Compartilhe:
de
7