Notícias
Prefeitura encaminha a empresa de Gravataí pneus descartados em Rio Grande
14/01/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Os pneus usados, descartados ou entregues voluntariamente pela população rio-grandina no Ponto de Entrega Voluntária (PEV), são transportados periodicamente para destino final na cidade de Gravataí, sendo recebidos na empresa Reciclamais, licenciada ambientalmente, integrante do sistema de logística reversa, que recebe os pneus conforme previsto em lei. No dia 12 de janeiro, saíram do Rio Grande 1.674 pneus, que pesaram 14 toneladas, em sete caminhões, para a cidade da região metropolitana.
O secretário Dirceu Lopes, dos Serviços Urbanos, explica que os pneus entregues pela população no pátio da Prefeitura, na Buarque de Macedo, estão sendo destinados corretamente, como sempre foi feito. Entre final de dezembro e início de janeiro, houve uma redução temporária no ritmo de retirada por parte das empresas Reciclanip e Reciclamais, comum neste período de final de ano, o que levou ao acúmulo aproximado de cinco mil pneus. “Diante disso”, diz o secretário, “desde o dia 26 de dezembro, a Prefeitura organizou uma operação logística planejada, assumindo a responsabilidade de garantir a destinação ambientalmente correta desses resíduos, sem improvisos e sem empurrar o problema para debaixo do tapete.”
A operação envolveu sete caminhões da frota municipal, cada um transportando entre 350 e 400 pneus, exigindo em média duas viagens por veículo, além de equipe técnica, planejamento de rota, carga com amarração especial, descarga, pesagem, emissão de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e cumprimento rigoroso das normas ambientais. Quando carregados, os caminhões seguiram do pátio da Buarque de Macedo para o pátio da Altamir de Lacerda, atual sede da SMSU. Dali, depois de vistoriados, foram para o transbordo para pesagem e, na segunda-feira, 12, partiram para Gravataí, destino final licenciado. O procedimento adotado pela SMSU segue rigorosamente o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). “As operações realizadas no dia 12 e que será repetida dia 15 (quinta-feira) são ações pontuais de apoio logístico, adotadas em razão da redução temporária das retiradas no período de final de ano, situação já normalizada”, explica Lopes.
No dia 12, foram destinados 1.674 pneus à Reciclamais; no mesmo dia a Reciclanip recolheu 280 pneus diretamente no PEV, e uma nova operação levará cerca de 1.500 pneus. Após alinhamento com as direções das duas empresas, ficou definida a regularidade do recolhimento, conforme a logística reversa prevista em lei. Assim, o sistema retorna ao seu funcionamento habitual, permanecendo a Prefeitura apenas como ponto de apoio e controle, garantindo que a destinação dos pneus continue sendo ambientalmente adequada e em conformidade com a legislação vigente.
Compartilhe:
de
3