Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Rio Grande inicia processo de licitação para construção de nova UBS na Junção

16/01/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura do Rio Grande deu início ao processo de licitação para a construção da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Junção Tipo III, um importante investimento que acompanha o expressivo crescimento populacional registrado na região com a implantação do Complexo Junção, um dos maiores empreendimentos habitacionais do Brasil financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

A ampliação da rede de atenção primária, neste local, se torna essencial para garantir acesso a serviços de saúde próximos de onde as pessoas vivem. A nova UBSF será implantada na Rua Vereador Valmir Romeu Bica, no loteamento Junção, justamente para atender essa nova realidade, marcada pelo aumento da demanda por consultas, vacinação, acompanhamento de gestantes, crianças, idosos e pacientes com doenças crônicas.

O investimento previsto para a obra é de R$ 3.786.014,41, valor referente ao projeto que será licitado. A unidade foi projetada para comportar três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), fortalecendo o cuidado continuado, a prevenção de doenças e o vínculo com as famílias que passam a construir suas vidas no novo complexo habitacional.

Após a contratação da empresa de engenharia, o prazo estimado para a conclusão da obra será de 14 meses.

A confirmação da construção da UBS Junção ocorreu durante agenda da secretária de Município da Saúde, Juliana Acosta, em Brasília, em julho de 2025, quando o município foi contemplado no Novo PAC Seleções – etapa 2025, programa do Governo Federal voltado à ampliação da infraestrutura pública nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Para a secretária o novo investimento representa um avanço importante para a cidade. “A ampliação da nossa rede de serviços é fundamental para acompanhar o crescimento do município e garantir que a população tenha acesso a um atendimento de qualidade, próximo de onde vive”, destaca.

A abertura do processo licitatório marca mais um passo no planejamento da gestão municipal para fortalecer a Atenção Primária em Saúde, principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e base para a organização de toda a rede de cuidados em Rio Grande, assegurando que o desenvolvimento urbano venha acompanhado de mais saúde e qualidade de vida para as famílias.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas