Notícias
Caminhada da Fé tem saída oficial no domingo em frente à Prefeitura
28/01/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Durante o domingo (1º) e a segunda-feira (2), em um percurso que sai da frente da Prefeitura Municipal até a estátua de Iemanjá, no balneário Cassino, ocorre a Caminhada da Fé. São esperadas mais de 20 mil pessoas participando dessa atividade, número superior ao do ano passado. O horário da caminhada, quando haverá a intensificação do efetivo das Forças de Segurança, é das 5h à meia-noite do dia 1º e das 5h ao meio-dia da segunda-feira. Vários municípios, incluindo Rio Grande, fazem feriado no dia 2 de fevereiro em homenagem a Iemanjá e a Nossa Senhora dos Navegantes.
Nesta quarta-feira (28), em coletiva à Imprensa na Prefeitura do Rio Grande, foram reforçadas algumas recomendações sobre como cada pessoa deve se comportar durante todo o percurso quando for caminhar. As Forças de Segurança devem dar maior prioridade para quem optar pelo percurso oficial (leia mais no site da Prefeitura - https://www2.riogrande.rs.gov.br/). Entretanto, para quem optar fazer outro trecho, pela região da Barra, haverá equipes de apoio, especialmente, em frente a Cootracam.
Roupas claras
Uma das recomendações é sobre qual roupa é a ideal. Deve-se optar pelo uso de roupas claras e/ou reflexivas, preferencialmente roupas leves e calçados confortáveis, também em função do calor previsto para o final de semana.
Órgãos de Segurança também orientaram sobre os equipamentos que devem ser usados pelos caminhantes. Levar uma lanterna, se possível, é recomendável quando for caminhar em horários com menor iluminação. O uso de boné e de protetor solar não devem ser descartados.
Durante a caminhada, é importante seguir as orientações dos órgãos oficiais, como por exemplo, caminhar pelo lado contrário ao fluxo de veículos. Além disso, os peregrinos devem caminhar em fila indiana, um atrás do outro.
Ambulância disponível para caminhantes
A Secretaria da Saúde do Rio Grande disponibilizará uma ambulância da Rede de Urgência e Emergência (RUE), durante e após às celebrações a Iemanjá. Esse veículo e um técnico de Enfermagem darão apoio aos caminhantes que necessitarem de curativos em função de bolhas nos pés, por exemplo, ou outra situação de saúde. Serviços voluntários também apoiarão na área da Saúde em todo o trecho.
Compartilhe:
de
15