Notícias
Rio Grande participa de seminário no 11º Fórum Social Mundial da População Idosa, em Porto Alegre
29/01/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Prefeitura do Rio Grande participa, nesta quinta-feira (29), em Porto Alegre, do Seminário sobre o Fundo Nacional da Pessoa Idosa. O evento ocorre no Auditório Romildo Bolzan, no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), e integra a programação do 11º Fórum Social Mundial da População Idosa – Um outro mundo é possível, grisalho.
Entre os dias 26 e 30 deste mês, a capital gaúcha sedia o evento, que reúne uma série de atividades voltadas à promoção dos direitos, da participação social e da qualidade de vida das pessoas idosas.
Dentro dessa programação, o seminário tem como objetivo ampliar o debate sobre o Fundo Nacional da Pessoa Idosa, mecanismo financiado por meio de doações realizadas via Imposto de Renda. Por meio do Fundo, é possível implementar políticas públicas, investir em equipamentos destinados à pessoa idosa e qualificar os serviços oferecidos.
A participação da administração municipal se dá com representantes da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculada à Secretaria de Município de Assistência Social e Direitos Humanos (SMADH), e da Coordenadoria do Programa de Saúde da Pessoa Idosa, da Secretaria de Município da Saúde (SMS).
De acordo com Kátia Martins, da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa Idosa, a participação no seminário é fundamental para aproximar o Município de iniciativas, conhecimentos e ações que qualifiquem o cuidado, a proteção e garantam o protagonismo da pessoa idosa. Já Denira Maia, da Coordenadoria do Programa de Saúde da Pessoa Idosa, destaca que o Fórum contribui para ampliar a visibilidade e a conscientização sobre as questões relacionadas ao envelhecimento e à saúde da pessoa idosa, incentivando o engajamento e o apoio da sociedade.
A representante da SMS acrescenta que o espaço é uma oportunidade valiosa para avançar na atenção à saúde da pessoa idosa, por meio da troca de experiências, do debate qualificado e do fortalecimento das políticas públicas voltadas a essa população.
Compartilhe:
de
3