Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Casa de Cultura Francisco Bianchini recebe segunda edição da Feira do Livro Independente no domingo (8)

04/02/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Com o tema “Leia Rio Grande”, acontece no próximo domingo (8), das 16h às 22h, a segunda edição da Feira do Livro Independente (Flind), na Casa de Cultura Francisco Bianchini (Av. Rio Grande, 186, no Cassino).  A programação prevê a venda e empréstimo de livros, sessões de autógrafos, exposições de projetos literários, música, gastronomia, artesanato, entre outras  atividades artísticas e culturais.

Entre as novidades da Flind deste ano está o destaque ao legado de mulheres locais na literatura e a atividades voltadas ao público infantil. Pela primeira vez, a feira terá uma artista homenageada — a escritora Patrícia Silveira. Ela estará presente com a exposição “Céu Interior” e a performance teatral Canção para a lua junto ao Sarau Leia Rio Grande, mediado pela poeta Lilian Ney.

“Vou apresentar uma mostra fotográfica e uma performance com trechos do meu livro, ‘Instruções para astronautas’, vencedor do prêmio estadual da Academia Rio-Grandense de Letras. Vai ter música, exposição, teatro, livros, sessões de autógrafos e muito mais! A casa fica linda, colorida pelas pessoas! Precisamos voltar a perceber a beleza do nosso mundo, isso é uma questão fundamental do nosso tempo. Arte transforma os lugares, a cidade, cria pontes entre nós!  Espero que venham muitas outras edições da Flind!”, diz Patrícia.

Também durante o evento, será inaugurada a sala literária Alada Viajera, tributo à escritora Aimée Bolaños. Ainda ocorrem dois momentos de contação de histórias no pátio, com Lori Nelson e Gabi Prado.

Artista homenageada

Patrícia Silveira é escritora e artista em diferentes linguagens. Em 2023, recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Livro do Ano e Prêmio Ages pelo livro “Liberdade”, da Concha Editora. Ganhou o prêmio de melhor livro de poesia do RS pela Academia Rio-Grandense de Letras 2025 pelo livro “Instruções para astronautas”.

É autora da obra “Caminho para Luamar”, da editora Patuá, de “Em um tempo aberto e Camille no Exílio”, daEdiPUCRS. Recebeu o Prêmio Funarte pelo texto “Terra Santa”, e o Prêmio Ivo Bender pelo texto “Em um tempo Aberto”. É fundadora e uma das organizadoras do Coletivo As DramaturgAs, grupo que se destina a publicar e divulgar textos teatrais escritos por mulheres.

Doutora em Escrita Criativa pela PUCRS e mestre em Teatro pela UDESC, é graduada em Letras (FURG) e em Teatro (UFRGS). Foi professora de Literatura no curso
de Letras da UFPEL. É palestrante. Ministra cursos e oficinas de escrita. Possui diversas peças encenadas. Fundou a Lírica Editora.

“Estou muito feliz e honrada em ser a primeira artista homenageada da Flind, esse evento tão bonito que já se estabeleceu na cidade. É um espaço para as livrarias, editoras independentes, artistas e escritores da cidade mostrarem seu trabalho. Além disso, fico feliz de ver como a arte tem o poder de criar espaços de beleza, reflexão, troca cultural e convívio entre as pessoas. Essa feira nasceu do anseio por mais atividades culturais na cidade e acontece graças ao trabalho de pessoas que veem na cultura uma forma de transformação social. Onde tem arte, existe debate, diálogo, respeito às diferenças”, acrescenta a artista.

Sobre a Feira do Livro Independente

Organizada pelo Coletivo Escritores do Rio Grande, a Flind é aberta ao público e tem apoio de Livraria Hippocampus, Concha Editora, Mulherio das Letras Rio Grande, Lírica Editora, DAC FURG, SOMOS, Secretaria de Município da Cultura e Economia Criativa e Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Economia do Mar. Para mais informações entre em contato através do e-mail flindriogrande@gmail.com e siga o perfil no Instagram @feiradolivronaccfb.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas