Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Com 18 obras e projetos simultâneos, Rio Grande reforça a estrutura da saúde pública no município

09/02/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura do Rio Grande, por meio do Gabinete de Programas e Projetos Especiais, da Secretaria de Município da Saúde e da Secretaria de Município de Relações Institucionais e Comunitárias realiza a partir desta segunda-feira, 09, uma série de encontros com as comunidades para apresentação dos projetos de construção e reformas das Unidades Básicas de Saúde no município.

São frentes simultâneas que envolvem construções, reformas, ampliações e projetos em diferentes estágios administrativos, distribuídos por bairros e localidades. Mais do que intervenções físicas pontuais, os dados evidenciam um planejamento contínuo de fortalecimento da rede de saúde, com cronogramas que se estendem até 2027.

Entre as obras já iniciadas, destacam-se as construções das UBSF Buchholz, Senandes e Bernadeth, além da reforma da UBSF Marluz, da construção da UBSF Horácio Brum, recém iniciada, e da reforma do Parque Marinha, que já ultrapassa 80% de execução. Os valores investidos variam de cerca de R$ 480 mil a mais de R$ 2,2 milhões por unidade, demonstrando aportes significativos para qualificar os espaços de atendimento. Ao mesmo tempo, há intervenções que já superaram as etapas burocráticas e estão prontas para começar, como as reformas das UBSF BGV II, Rita Lobato e Ilha dos Marinheiros, que visam adequar e melhorar as condições estruturais para garantir ambientes mais confortáveis, seguros e funcionais.

Paralelamente às obras em andamento e às que estão prestes a iniciar, o município mantém um conjunto expressivo de projetos em fases de licitação, homologação e elaboração técnica. Nesse grupo estão empreendimentos de maior porte e impacto na rede, como a construção da Policlínica, de novas UBSFs, de CAPS, o projeto do CER, reformas e ampliações de unidades existentes e a construção da Base do SAMU.

O monitoramento inclui ainda situações específicas, como a UBSF Parque São Pedro, com registro de rescisão contratual, evidenciando que a gestão acompanha não apenas o andamento das obras, mas também as intercorrências administrativas, promovendo readequações quando necessário.

Este conjunto de obras, entre construção, reforma e ampliação de estabelecimentos de saúde evidenciam o predomínio de investimentos na atenção primária, fortalecendo a principal porta de entrada do SUS e alcançando diferentes regiões do município.

Segundo a secretária de município da saúde, Juliana Acosta, os investimentos vão além da construção de prédios e representam melhores condições de trabalho para as equipes de saúde, ambientes mais acolhedores para a população, ampliação da capacidade de atendimento, redução de filas e deslocamentos, além da qualificação do cuidado por meio de espaços que favorecem fluxos mais eficientes, privacidade, humanização e resolutividade.

“São ações imediatas, em curso e planejadas, que compõem um ciclo contínuo de melhoria da infraestrutura pública e evidenciam uma gestão alinhada ao planejamento permanente, preparando a rede para oferecer, nos próximos anos, um atendimento cada vez mais moderno, eficiente e de qualidade à população”, reforça a secretária.

Obras em andamento (7 projetos)
Reforma Parque Marinha – 84,79% concluído.

Construção UBSF Buchholz – 63,07% concluída, recurso de Emenda Parlamentar por indicação do deputado Alexandre Lindenmeyer e Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento.

Construção UBSF Senandes – 47,71% concluída, recurso de Emenda Parlamentar por indicação do deputado Alexandre Lindenmeyer e Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento.

Construção UBSF Bernadeth – 12,87% concluída,

Reforma UBSF Marluz – 32,19% concluída, recurso de Emenda Parlamentar por indicação do deputado Alexandre Lindenmeyer

Construção UBSF Horácio Brum – recém iniciada, recurso proveniente do Governo Federal/Ministério da Saúde

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas