Notícias
Garis e motorista que salvaram crianças de incêndio serão homenageados no aniversário de 289 do Rio Grande
12/02/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Os três garis e a motorista que atuaram no salvamento de duas crianças em um incêndio no dia 22 de dezembro receberão Menção Honrosa por ato de bravura durante a cerimônia de aniversário de 289 anos do Rio Grande. O convite oficial foi feito nesta quinta-feira (12) pelo prefeito em exercício Renatinho Gomes, acompanhado dos secretários Dirceu Lopes (Serviços Urbanos), Cláudio Costa (Relações Institucionais e Comunitárias) e Maria Rozana de Almeida (chefe de gabinete da prefeita), além de assessores de governo.
O aniversário do Rio Grande é na próxima quinta-feira (19), em frente ao monumento do Brigadeiro Silva Paes, quando ocorre a tradicional entrega das medalhas da Ordem de Silva Paes pela prefeita e Grã Mestra da Ordem de Silva Paes, Darlene Pereira. Diante do ocorrido em dezembro e da atuação dos trabalhadores da coleta de lixo, eles receberão uma homenagem especial no evento, a Menção Honrosa.
São eles os garis Juliano Silveira Escobar, Marcos Luiz Bessa Silva e Matheus Pereira Goulart; e a motorista Lorisa da Mota Pereira.
“É um registro que nos emociona bastante. Primeiro pela função de vocês, que muitas pessoas parecem não enxergar, mas é um trabalho muito nobre. Então fica o reconhecimento, salvar vidas é algo que nos deixa felizes e emocionados. Vocês conseguiram salvar duas crianças”, diz Renatinho Gomes.
O secretário Lopes destacou que o município faz questão da participação deles no aniversário devido à importância e o simbolismo do salvamento da equipe. O ato de vocês certamente vai ficar marcado naqueles que conhecem as famílias, que vivenciaram aquele dia, vai ficar marcado na mente e no coração. Mostra a coragem de vocês, a rapidez que vocês raciocinaram para tirar as crianças de dentro de casa. Foi muito importante para evitar uma tragédia pior. A solenidade ganha um outro caráter com essa homenagem”, comenta.
Relato do incêndio
O incêndio ocorreu no Parque São Pedro e atingiu duas residências. Durante sua jornada de trabalho, a equipe de garis e a motorista passaram em frente a casa onde o fogo começou, mas não perceberam nada de estranho. Porém, ao fazer a volta com o caminhão pela quadra de trás, visualizaram a fumaça e ouviram um chamado de socorro.
“Logo que eu gritei o Juliano passou correndo e entrou na casa, e os outros dois foram atrás. Então tiraram as crianças e a pequena falou da senhora que ainda estava lá dentro”, conta Lorisa
Em seguida, eles tentaram retornar a casa, mas a presença de um cachorro no terreno acabou impedindo o acesso. Quando conseguiram novamente se aproximar da residência, ocorreu a explosão do botijão de gás. Assim, a mãe das crianças acabou falecendo no local. “Conseguimos salvar as crianças, mas não conseguimos salvar a mãe”, lamenta Juliano Escobar.
Compartilhe:
de
0