Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Medalhas da Ordem de Silva Paes, Menções Honrosas e festejos na Praça Tamandaré: Rio Grande comemora 289 anos

O evento reservou espaço especial para homenagem a três garis e uma motorista que realizaram salvamento de duas crianças de um incêndio em dezembro de 2025, que ocorreu no Parque São Pedro. Eles receberam a Menção Honrosa por Ato de Bravura

19/02/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Os 289 anos do Rio Grande foram celebrados com seus já tradicionais eventos: o “Te deum” e a entrega das medalhas da Ordem de Silva Paes. A solenidade religiosa Te Deum (A vós, ó Deus, Louvamos), que ocorreu na Catedral de São Pedro, é um hino litúrgico católico de louvor e ação de graças. O hino é recitado a Deus por alguma ocasião especial como o encerramento do ano civil, a eleição do Papa, a consagração de um Bispo, a publicação de um tratado de paz, um jubileu, ou, no caso, o aniversário de uma cidade.

Em seguida, na Praça Xavier Ferreira, foi iniciado o ato especial de aniversário da cidade mais antiga do Rio Grande do Sul, realizado em frente ao monumento ao fundador do Rio Grande, o Brigadeiro português José da Silva Paes. A prefeita Darlene Pereira, Grã Mestra da Ordem de Silva Paes, foi acompanhada pelo Chanceler da Ordem, Lauro Barcellos, na entrega das homenagens.

Autoridades civis e militares estiveram reunidos no local, entre as quais o vice-prefeito Renatinho Gomes; o deputado federal Alexandre Lindenmeyer; o deputado estadual Halley Lino de Souza; Vice-Almirante José Achilles Abreu Jorge Teixeira, comandante do 5º Distrito Naval; o presidente da Câmara Municipal, Rogério Gomes; a reitora da Furg, Suzane Gonçalves; secretários de governo; vereadores; além de familiares dos agraciados; convidados; imprensa e várias pessoas que foram até o local prestigiar o evento de comemoração aos 289 anos do Rio Grande.

Menção Honrosa por Ato de Bravura

O evento reservou espaço especial para homenagem a três garis e uma motorista que realizaram salvamento de duas crianças de um incêndio em dezembro de 2025, que ocorreu no Parque São Pedro. Eles receberam a Menção Honrosa por Ato de Bravura como reconhecimento pela sua atuação, realizada durante sua jornada de trabalho, que impediu uma tragédia ainda maior.

São eles os garis Juliano Silveira Escobar, Marcos Luiz Bessa Silva e Matheus Pereira Goulart; e a motorista Lorisa da Mota Pereira. Apesar das tentativas e da pronta tomada de decisão ao perceber o ocorrido, a equipe não conseguiu realizar o salvamento da mãe das crianças, que acabou falecendo no episódio.

“ No exercício de suas funções, muitas vezes invisibilizada, mas que é fundamental para o cuidado com nossa cidade, perceberam o incêndio e não hesitaram, agiram com firmeza e sensibilidade, salvando duas crianças e impedindo uma tragédia maior. Esse gesto nos lembra que os verdadeiros heróis não vestem uniformes especiais, nem ocupam cargo de destaque. Nascem do compromisso com o outro, da empatia, do amor à vida e representam o que a gente tem de melhor no Rio Grande”, comenta a prefeita.

Ordem de Silva Paes

A Ordem de Silva Paes é uma homenagem àqueles, rio-grandinos ou não, que, em suas atividades cotidianas, trabalharam e ajudaram a construir a história do Rio Grande. Seu objetivo principal é sustentar o espírito de coletividade para que o mesmo perdure entre a comunidade.

Em sua fala, o chanceler Barcellos lembrou a realidade que Silva Paes encontrou em nossas terras, e das diferentes riquezas que poderiam servir à coroa portuguesa. Porém, falou do momento atual que vivemos.

“ Hoje nossos desafios são outros, lutamos contra a injustiça social e ao descaso ambiental, tão presentes nas nossas vidas. Salva Paes nos ensinou: ‘se quem manda não tem quem execute suas ordens, pouco importa se ele é César, porque suas ações serão sempre desgraçadas’. Isso é um lembrete de que a união é a nossa melhor ferramenta. A medalha que entregamos hoje é um compromisso com esses ideais”, diz.

Após a entrega aos agraciados, a Prefeita Darlene destacou que o maior patrimônio do Rio Grande são as pessoas, que são elas que constroem diariamente uma cidade mais forte e humana.
“Ao comemorarmos 289 anos, reafirmamos as nossas potencialidades. Temos algo em comum, nós e vocês homenageados, o amor por essa terra. Quem aqui nasceu, quem escolheu Rio Grande para viver ou quem passa por aqui e deixa sua marca. É um amor que se traduz em ação, em trabalho e compromissos verdadeiros da nossa terra. Vocês, como nossos homenageados, são um exemplo de dedicação e pertencimento. Cada um à sua maneira ajuda a escrever a história dessa cidade, que é quase tricentenária”, afirmou a chefe do Executivo

Confira, abaixo, a relação dos agraciados pela Ordem em 2026. 
Cavaleiro
-Panapaná Dragon Boat Rio Grande: equipe de remadoras sobreviventes do câncer de mama do Rio Grande
-S.C. Rio Grande Futebol Feminino: equipe de futebol feminino mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul
-Plano de Auxílio Mútuo (PAM): pela parceria na capacitação da Defesa Civil para eventos climáticos
-Luis Gustavo Manhago: radialista e jornalista rio-grandino
-Guilherme Weska de Lemos: pela ajuda de longa data ao executivo municipal
-Capitania dos Portos: pela passagem dos seus 180 anos
-Heitor Teixeira Pereira: musicista rio-grandino
-Igreja Batista Independente Canalete: pela passagem dos seus 100 anos em 28/02
-Grace Mattos Gianuca: atriz rio-grandina.

Oficial 
-Guy Barcellos: coordenador pedagógico do CCMAR.
-Giovana Duarte Musseli: soldado da Brigada Militar, atual coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Rio Grande.
-Gutemberg da Silva Ferreira: comandante da Capitania dos Portos
-Anai Teresinha Mendonça de Oliveira: procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à Universidade Federal do Rio Grande (PF-FURG)
Comendador
- Suzane da Rocha Vieira Gonçalves: Reitora da FURG.
- Cristina Gerhardt Benedetti: Promotora Ministério Público do Trabalho.
- Joacir Pedro: Diretor da Federação Única dos Petroleiros
Grande Oficial 
- Alexandre Duarte Lindenmeyer: Deputado Federal, ex-prefeito do Rio Grande (quando na oportunidade assinou a construção do Complexo Junção) e figura importante na retomada do Polo Naval no Município.

Museu da Cidade do Rio Grande

Também nesta quinta-feira (19), o Museu da Cidade do Rio Grande  teve sua reabertura oficial após o impacto da enchente de 2024. O funcionamento é das 9h às 12h e das 13h às 17h e o espaço fica junto à Receita Federal, no Prédio da Alfândega.

De acordo com Lauro Barcellos, a reconstrução foi totalmente capitaneada e custeada pela Fundação Cidade do Rio Grande. “Esse aniversário carrega um simbolismo ainda maior, pela reabertura do nosso belo Museu da Cidade, que guarda o DNA da nossa cidade e foi severamente atingido pela tragédia climática de 2024. Tanto esse museu quanto a Ordem de Silva Paes são instituições que transcendem as nossas existências, e que ficarão como testemunha do que fomos depois que nós todos partirmos”, declara.

Mostra Musical e Cultural Afro-brasileira e Baile da Cidade

Os festejos continuam na noite com a Mostra Musical e Cultural Afro-brasileira, que tem programação integrada às comemorações de aniversário. A ação ocorre na Praça Tamandaré (Praça da Geribanda), a partir das 19h30min, com atrações como Bate Folhas com Iyas e Babas, Tamboreiras e Tamboreiros; Homenagem ao Mestre Pássaro Azul, ao Mestre Sardinha e Tambor de Sopapo.

Novidade na programação de aniversário deste ano, Rio Grande promove o Baile da Cidade na Praça Tamandaré, entre 21h e meia-noite. O evento terá presença da Escola de Dança Raquel Pereira e Kimbra Cia de Dança puxando o baile; Samba de Terreiro e Grupo Samba Show; e Bloco Carnavalesco Regueiros do Jamelão

Compartilhe:

de

26

Leia notícias relacionadas