Notícias
Rio Grande participa de Fórum de Mulheres na Saúde em Porto Alegre
09/04/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Representantes da Secretaria de Município da Saúde do Rio Grande participaram, nesta quinta-feira (9), do Fórum de Mulheres na Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde, em Porto Alegre. O encontro reuniu gestoras, profissionais da saúde e lideranças para debater políticas públicas voltadas à promoção, cuidado e garantia de direitos das mulheres no âmbito do Sistema Único de Saúde.
A iniciativa integra uma agenda nacional que busca fortalecer a equidade de gênero na saúde pública, ampliando o acesso aos serviços e qualificando o atendimento às mulheres em diferentes fases da vida. Entre os principais temas debatidos estiveram saúde mental, prevenção da violência de gênero, enfrentamento ao feminicídio e estratégias para ampliar o acolhimento e a autonomia das mulheres nos serviços de saúde.
O fórum também se propõe como um espaço de escuta ativa e construção coletiva, reunindo experiências de diferentes municípios e estados. A proposta é transformar essas trocas em ações concretas, capazes de impactar diretamente a qualidade do atendimento prestado à população feminina.
De acordo com o Ministério da Saúde, o encontro busca consolidar políticas públicas mais democráticas e inclusivas, com foco na valorização da saúde da mulher e na ampliação do acesso ao cuidado integral dentro do SUS.
Participaram do fórum, representando o Município do Rio Grande:
. A superintendente de Atenção Primária à Saúde, Adriane Goularte Pinto;
. Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher: Maria Clara Collaço; Márcia Louize Mendes da Costa dos Santos; Joseli Fonseca Gautério; e estagiária de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande;
. Programa Saúde na Escola: Lisarbe Oliveira de Souza;
. Coordenação da Política de Saúde da População Negra e Quilombola: Rosilene Pereira;
. Política de Saúde da Pessoa Idosa: Denira Souza Maia.
Segundo a superintendente de Atenção Primária à Saúde, Adriane Goularte Pinto, o município tem avançado de forma muito concreta no cuidado integral à saúde da mulher, sempre com foco no acolhimento, na prevenção e no acesso qualificado aos serviços.
“No município, trabalhamos desde a atenção básica, desde o acompanhamento de gestantes, planejamento reprodutivo e prevenção de doenças, até ações voltadas à saúde mental e ao enfrentamento das violências. Tudo isso, alinhado aos princípios do cuidado integral, que considera a mulher em todas as fases da vida e em sua realidade social. Participar de um espaço como este fórum é fundamental para que possamos compartilhar experiências, aprender com outras realidades e seguir construindo políticas públicas cada vez mais efetivas, humanas e comprometidas com os direitos das mulheres.” afirmou.
O evento ocorreu das 14h às 18h e reuniu diversos atores da área da saúde em um momento dedicado ao diálogo, à escuta e à construção de propostas que contribuam para um sistema de saúde mais acessível, humano e equitativo.
Compartilhe:
de
3