Notícias
Secretaria da Pesca tem reunião com integrantes da Petrobras e da Arvut
11/05/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Secretaria de Município da Pesca e Aquicultura (SMPA) recebeu representantes da Petrobras e da Arvut Consultoria Ambiental, empresa contratada para a realização de um levantamento primário de dados voltado à caracterização socioeconômica da região costeira do Rio Grande do Sul. O estudo tem como objetivo subsidiar eventuais processos futuros de prospecção de petróleo na costa gaúcha. O encontro na SMPA com os integrantes da Petrobras e da Arvut foi agendado pela Transpetro.
Durante a reunião, a SMPA apresentou informações sobre a atividade pesqueira no Município e na região, destacando a relevância econômica, social e cultural da pesca para milhares de famílias, além da importância estratégica das áreas atualmente utilizadas pela atividade pesqueira artesanal e industrial. O encontro também reforçou a necessidade de que possíveis investimentos futuros sejam construídos de forma responsável e dialogada com as comunidades pesqueiras, garantindo a preservação dos territórios de pesca e o respeito aos direitos dos trabalhadores do setor.
Para o secretário da Pesca e Aquicultura, Luiz Gautério, as discussões foram importantes para assegurar que a pesca esteja inserida no debate desde o início dos estudos. “O desenvolvimento econômico precisa caminhar junto com a proteção da atividade pesqueira e dos direitos dos pescadores. Nossa preocupação é garantir que qualquer atividade futura aconteça de forma consorciada com a pesca, sem reduzir territórios pesqueiros e respeitando quem vive dessa atividade há gerações”, destacou o secretário.
Compartilhe:
de
5