Notícias
SMS intensifica ações de vigilância após confirmação de raiva em morcego na Ilha da Torotama
18/06/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Secretaria de Município da Saúde (SMS) do Rio Grande, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde, iniciou uma série de medidas preventivas e de monitoramento após a confirmação do vírus da raiva em um morcego encontrado morto na Ilha da Torotama.
Assim que recebeu o resultado positivo da análise laboratorial, a equipe do Programa Municipal de Controle e Profilaxia da Raiva colocou em prática os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde para investigação e controle da doença na área onde o animal foi localizado.
Entre as ações adotadas está a intensificação da vigilância epidemiológica na região, com acompanhamento de possíveis ocorrências envolvendo animais que apresentem sintomas clínicos ou alterações comportamentais compatíveis com a raiva. A medida busca identificar precocemente qualquer situação de risco e garantir uma resposta rápida dos serviços de saúde.
Outra frente de trabalho será a realização de ações educativas junto à comunidade. Escolas e unidades de saúde próximas ao local onde o morcego foi encontrado receberão orientações sobre prevenção, formas de transmissão da doença e procedimentos que devem ser adotados em caso de contato com animais suspeitos.
A Vigilância Ambiental também está encaminhando informações técnicas aos médicos veterinários do município, reforçando os protocolos de vigilância e as orientações relacionadas ao manejo de casos suspeitos e à prevenção da doença.
De acordo com a SMS, as medidas têm caráter preventivo e visam ampliar a conscientização da população, além de fortalecer o monitoramento da circulação do vírus no município.
Orientações
A Secretaria da Saúde orienta os moradores a manterem a vacinação de cães e gatos em dia e a comunicarem imediatamente qualquer situação envolvendo morcegos encontrados vivos ou mortos. A recomendação é não tocar nos animais e acionar a Vigilância Ambiental para a realização dos procedimentos adequados.
Em caso de dúvidas ou para comunicar a presença de morcegos, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde pelo e-mail vigiambsaude@riogrande.rs.gov.br ou pelo WhatsApp (53) 3233-7289.
Compartilhe:
de
0