Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Ponte da Ilha dos Marinheiros: medição comprova profundidade adequada para continuação da obra

06/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE) recebeu, nesta segunda-feira (5), o resultado da última batimetria feita na área da ponte da Ilha dos Marinheiros, que é a medição e mapeamento da profundidade da Lagoa. A análise apontou que a profundidade se encontra na faixa de cinco metros, conforme previsto no projeto, o que permite a continuidade do trabalho de recuperação da ponte. Após as enchentes de 2024, a profundidade chegou a atingir a cota dos 11 metros, o que impactou na sustentação da estrutura.

Conforme e secretária Giovana Trindade, a medição ocorreu no sábado (3), seguindo o cronograma apresentado em Audiência Pública realizada no dia 24 de abril. Os próximos passos agora são a colocação da manta geotêxtil e das pedras rachão para a fixação do solo. Já a realização do teste de carga, que irá avaliar a capacidade de sustentação da ponte diante do peso dos veículos, está previsto para ocorrer até o dia 20 de maio.

“Estamos trabalhando conforme o cronograma apresentado na Audiência Pública. Fizemos a batimetria e já temos o resultado, que comprova que chegamos no nível do projeto. Posteriormente, com o teste de carga, vamos poder avaliar se a ponte poderá ser liberada para o trânsito, o que é um compromisso do GPPE com a obra e com a comunidade”, diz a gestora.

Até o momento, já foram realizadas sete medições semelhantes do calado da água na área da ponte. Agora com a cota atingida, o serviço de dragagem está finalizado. Porém, a draga irá permanecer em Rio Grande até dia 15 deste mês, caso seja necessário realizar algum trabalho adicional.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas