Notícias
Prefeitura realiza uma ação do Varal Solidário na região da Henrique Pancada
06/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Mais uma ação do Varal Solidário foi desenvolvida pela Prefeitura, desta vez junto aos moradores que vivem na área litorânea da Avenida Henrique Pancada, próximo ao final da Avenida Portugal. Coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais e Comunitárias (SMREIC) com participação da Secretaria de Assistência e Direitos Humanos (SMADH), a atividade reuniu diversos moradores em situação de vulnerabilidade social, incluindo os que foram atingidos pela enchente do ano passado.
Para eles foram entregues roupas, cobertores e atualizado o Cadastro Único, permitindo que os beneficiários mantenham acesso a programas sociais. A secretária-adjunta da SMREIC, Thaís Saggiomo coordenou a atividade.
Moradora da região, Ana Paula Domingues, de 39 anos, elogiou a iniciativa. “Achei muito bonito, a gente estava precisando de roupas. Na enchente do ano passado, perdemos quase tudo. Hoje, consegui roupas para minhas crianças e ainda estou procurando mais para os filhos maiores, que sentem frio para ir à escola”, relatou. Ela é mãe de sete filhos e contou que sobrevive com trabalhos esporádicos de faxina e conta com a ajuda da mãe para criar os filhos.
Também moradora da localidade, Elizane Corrêa, 41 anos, mãe de seis filhos, destacou a importância da ação, mesmo não tendo sido diretamente atingida pela enchente. “Com a chuva, perdi bastante coisa. Roupa, móveis... Essa ação veio em boa hora. Estou levando roupas para meus filhos”, afirmou.
O presidente da associação de moradores na localidade, Antônio Flores destacou o impacto positivo da ação para a comunidade. “É gratificante ver esse trabalho sendo feito aqui. A comunidade se sentia esquecida. Agora estamos sendo vistos e atendidos. Muitas famílias perderam tudo com as enchentes e nem todas conseguiram o auxílio prometido anteriormente. Essa ação ajuda a resgatar a credibilidade na assistência social”, declarou. Disse que, na semana passada, esteve em contato com a SMREIC e, “nesta quarta-feira já estão aqui”.
Moradora da região há 20 anos, Adelayde de Castro, de 63 anos, ressaltou a relevância social do projeto. “Foi uma ação bem-vinda. Tem muita gente aqui que precisa. Principalmente famílias numerosas, com crianças pequenas. Espero que a Prefeitura volte mais vezes com esse tipo de iniciativa”, afirmou. Adelayde também apontou demandas da comunidade, como a necessidade de um posto de saúde mais próximo, limpeza urbana e melhorias na coleta de lixo e canalização.
A ação fez parte da Campanha do Agasalho e integra um conjunto de medidas do Executivo Municipal para oferecer apoio emergencial às famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente, aquelas que foram atingidas pelas enchentes de 2024. A SMREIC reforça que novas edições do Varal Solidário devem ocorrer em outras comunidades, com o apoio das lideranças locais e associações de moradores.
Compartilhe:
de
5