Notícias
Prefeitura e GHC articulam o Agora Tem Especialistas para Rio Grande
06/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Participando do 34º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, em Gramado, a prefeita Darlene Pereira e a secretária Juliana Acosta articulam a implantação em Rio Grande do programa federal Agora Tem Especialistas, que visa reduzir as filas de espera para consultas especializadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Durante o congresso, as duas autoridades locais dialogaram com o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição – GHC, que é a instituição responsável pelo programa nos três Estados do Sul. Foi acertada uma visita do presidente Gilberto Barichello a Rio Grande para dialogar com os hospitais, visando efetivar a nova política pública na cidade.
As autoridades discutiram a demanda reprimida da média e alta complexidade em Rio Grande e como o GHC pode auxiliar a implantar o programa para atender a essa demanda. Ficou decidido que em duas semanas haverá nova reunião, desta vez em Rio Grande. A Prefeitura deverá mobilizar os prestadores de serviço – Santa Casa, HU/FURG/Ebserh e Monporto, já que instituições privadas também podem participar. O GHC vai explicar as modalidades e possibilidades de contratualização dos serviços para estes hospitais.
O presidente do GHC disse que a instituição está no congresso para ajudar a consolidar e melhorar o SUS no RS. A prefeita agradeceu a atenção e a disponibilidade do GHC para dialogar e disse que este diálogo leva todos a construir, em conjunto, as políticas públicas para melhorar a atenção em saúde.
Para a secretária Juliana, juntos todos os envolvidos no Sistema Único de Saúde vão somar esforços para melhorar, ampliar e qualificar a atenção especializada em saúde, que é um grande desafio para os municípios. Afirmou que junto com o GHC, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado, o Município vai conseguir avançar e melhorar o acesso à saúde na nossa região.
O PROGRAMA – Agora Tem Especialistas prevê entre as ações, a ampliação de mutirões, o uso de unidades móveis de saúde, aquisição de transporte sanitário e o fortalecimento da Telessaúde, garantindo mais agilidade, eficiência e equidade no acesso à saúde especializada.
Compartilhe:
de
0