Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Grupo Panapaná vai representar Rio Grande na 6ª Travessia Trinacional

04/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Um dragon boat, uma canoa polinésia e 14 integrantes serão a representação rio-grandina na sexta edição da Travessia Trinacional de Canoagem, dias 18 e 19 de outubro, com início na cidade brasileira de Barra do Quaraí. As remadoras do grupo Panapaná, sobreviventes do câncer de mama que encontraram no remo a força e a resiliência para seguir em frente sempre, foram à Prefeitura contar a novidade e solicitar apoio institucional, sendo recebidas pela prefeita Darlene Pereira e equipe do Gabinete.

A capitã Fernanda Rafaela Costa contou que, do Rio Grande do Sul, somente grupos de Rio Grande e Lajeado foram convidados para o evento que une Brasil, Argentina e Uruguai. Além do dragon boat, barco típico da cultura chinesa, o Panapaná vai levar também a nova embarcação que recebeu por empréstimo da Hooponopono Vaá Brasil, com apoio do Sindicam. A canoa polinésia Ohana, a ser inaugurada em setembro, servirá para os treinamentos. Será a primeira vez que um grupo de remadoras de dragon boat participará da Travessia Trinacional. Para elas, é importante no evento representar Rio Grande, a capital nacional das águas e região; representar as sobreviventes do câncer de mama na maior travessia e maior encontro a remo do Estado; e incentivar e compartilhar conhecimento sobre a prevenção da doença, bem como espalhar a esperança durante o diagnóstico, tratamento e pós-câncer.

Os participantes da Travessia partem de Barra do Quaraí no dia 18 às 14h, remam 12 km até a Ilha Brasileira, encontram os participantes uruguaios e remam em conjunto até a ilha Mirian, do lado argentino da fronteira. Pernoitam na Ilha Brasileira, em acampamento nativo. E no dia seguinte, participam da celebração e o ato ecumênico, retornando a Barra do Quaraí após o almoço. As atletas rio-grandinas levarão a bandeira do evento durante a navegação. "Vamos fazer história com as duas embarcações, será lindo e emocionante", diz Fernanda Costa. As remadoras do Dragon Boat fazem parte do Movimento de Remadoras Rosa do Brasil. Já o projeto esportivo tem objetivo de desenvolver o esporte na "capital nacional das águas."

Outro evento que o grupo participará é o Campeonato Sulbrasileiro de Canoagem, em Curitiba 7, 8 e 9 novembro. Pessoas e empresas que quiserem apoiar o grupo Panapaná de alguma forma, pode entrar em contato com a capitã Fernanda Costa pelo whatsapp (84) 99946-8618 ou e-mail panapanadragonboat@gmail.com.

A TRAVESSIA TRINACIONAL – Em sua 6ª edição, a Travessia Trinacional é um evento de canoagem e turismo sustentável realizado em celebração aos 30 anos de Barra do Quaraí, município que fica na fronteira com Uruguai e também Argentina. É organizada pela prefeitura local, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Integração Fronteiriça e visa promover a proteção ambiental, o desenvolvimento do turismo sustentável e o fortalecimento da identidade da região da tríplice fronteira. Tem também o propósito de simbolizar a união dos povos pela paz, em um território privilegiado pela natureza, pela história e pelas culturas compartilhadas.

Compartilhe:

de

6

Leia notícias relacionadas