Notícias
Projeto Sementes do Amanhã tem início no Centro Social São João Calábria
03/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Foi inaugurada no último dia 3, quarta-feira, a sala que abriga o Projeto Sementes do Amanhã, do Centro Social São João Calábria. O projeto é uma parceria da instituição com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMADH).
O Sementes do Amanhã atenderá 30 adolescentes entre 12 e 14 anos, da região oeste da cidade, no turno inverso ao da escola. Serão 15 crianças por turno, durante 24 meses. Segundo a coordenadora do Comdica, Daiane de Lacerda Alves, e a secretária da SMADH, Dianelisa Peres, o projeto começou com reunião junto das crianças, que representaram a presidência e a diretoria do Comdica, apresentando reivindicações e demandas, e vivenciando a realidade de um conselho municipal.
Para a prefeita Darlene Pereira, esse é um projeto inspirador e que mostra a dedicação do Centro Social, que integra a rede assistencial do Município. Ela destacou também o fato da inauguração ocorrer no começo do mês dedicado às crianças, como forma de demonstrar o acolhimento da rede aos jovens, que podem ser de famílias inscritas no CadÚnico ou de abrigos, mas sempre em situação de vulnerabilidade socioambiental. Na sala inaugurada, eles terão refeições, auxílio nas tarefas escolares, formação cidadã e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
CULINÁRIA E INFORMÁTICA – O Irmão Gilnei Bamp, diretor do Centro Social São João Calábria, chama a atenção para uma das atividades, na qual os jovens unem culinária, educação e informática. Eles elaboram como educadores o cardápio para os lanches, pesquisam as origens da receita e dos ingredientes, trabalhando português, matemática, ciências, história etc, usando as ferramentas da computação e da internet. Depois, executam a receita. “Então, o lanche do dia é aquilo que eles fazem. É uma tentativa de que eles não fiquem em casa ociosos, e tenham aqui uma ferramenta lúdica e pedagógica que possa até, quem sabe, direcioná-los para a vida, por meio dos conhecimentos que recebem”, disse o Irmão Gilnei.
ESPAÇO DE PARCERIAS – O religioso disse que o próprio espaço do Centro Social resulta de parceria com a Prefeitura, sendo cedido para a Diocese, em comodato com o Centro. O projeto Sementes do Amanhã, assim como o projeto Despertar para a Esperança, são parcerias com o Comdica e SMADH. O segundo projeto atende 80 crianças de seis a 11 anos. Toda a manutenção do trabalho social é feita com doações, participações em editais e eventos beneficentes. Existe também o trabalho de apadrinhamentos, por valores mensais. O Centro Social São João Calábria integra a rede do Instituto Pobres Servos da Divina Providência, com sede em Porto Alegre. Em Rio Grande, funciona na Rua Peru, 201, bairro América.
Compartilhe:
de
5