Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Secretaria da Saúde orienta a população sobre como se prevenir da meningite

03/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O município do Rio Grande não tem nenhum caso registrado da doença meningocócica ou de meningite, de acordo com a Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria de Município da Saúde (SMS). Mesmo assim, os órgãos públicos da cidade estão atentos, porque se trata de uma doença grave, de evolução rápida, cuja prevenção é fundamental.

Um fator que coloca os órgãos de Saúde em atenção é que, esta semana, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde emitiu um alerta epidemiológico, após a confirmação de um surto de doença meningocócica em Pelotas. Até o momento, foram cinco casos confirmados este ano na cidade vizinha: três pelo sorogrupo Y e dois pelo sorogrupo C, todos sem vínculo entre si. Nenhum dos casos evoluiu para óbito. 

A Vigilância reforça que a principal forma de proteção contra a meningite é a vacinação e que há vacinas disponíveis, de forma gratuita pelo SUS, em todos os postos de Saúde da rede municipal. A vacina protege contra os tipos de bactérias - A, C, W e Y. 

Por outro lado, o calendário nacional de vacinação já prevê a proteção contra os principais tipos de bactérias. A vacina meningocócica C é aplicada em crianças de 3 e 5 meses de idade, com reforço da vacina meningocócica ACWY aos 12 meses. Além disso, adolescentes de 11 a 14 anos também devem receber a dose única da ACWY.

No município do Rio Grande, a cobertura vacinal da meningocócica C está em 76,46%, enquanto a cobertura da meningocócica ACWY é de apenas 42,47%. 

Campanha Nacional

Rio Grande vai participar da campanha nacional de multivacinação, de 6 a 31 de outubro. No dia 18 deste mês, todas as unidades básicas estarão abertas realizando atualização do calendário vacinal.

Essas ações são momentos ideais para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Todas as vacinas do calendário estarão disponíveis. A Vigilância em Saúde enfatiza que vacinar é um ato de cuidado, de responsabilidade com a saúde dos nossos filhos e também com a saúde da comunidade. A meningite meningocócica pode ser prevenida, e a vacina salva vidas. 

"A Vigilância em Saúde do Município está atenta. Estamos reforçando as orientações às equipes para adequada avaliação e notificação de casos suspeitos. Para a população, a orientação é manter as vacinas em dia, pois temos pelo SUS a proteção adequada contra a doença meningocócica", afirma a secretária da Saúde, Juliana Acosta. 

Confira abaixo a Nota Informativa com outras orientações e informações sobre a meningite, formas de prevenção, diagnóstico, tratamento e vacinação. Clique neste LINK.
 



Texto: Roger da Rosa, jornalista - MTB 6956/RS
Fotos: Dive/SC

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas