Notícias
Loja do Afeto é reinaugurada no Praça Rio Grande Shopping com edição especial do Mutirão da Cidadania
24/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Prefeitura e o Praça Rio Grande Shopping realizaram, nesta quinta-feira (23), a reinauguração da Loja do Afeto em conjunto com uma edição especial do Mutirão da Cidadania. O evento marcou a nova etapa da loja, que passa a atuar com foco em economia criativa e sustentabilidade, promovendo oficinas, capacitações e ações voltadas ao reaproveitamento de materiais e ao fomento da economia.
A reinauguração da Loja do Afeto teve a presença das crianças do segundo ano da EMEF Rui Poester, que participaram da "Oficina de Arte com Materiais Recicláveis", ministrada pela pedagoga e servidora da Secretaria do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Maria Auxiliadora Lima. Na oficina, as crianças aprenderam a transformar materiais recicláveis em brinquedos.
A gerente de marketing do Praça Rio Grande Shopping, Michele Rossettini, destacou que a parceria com a Prefeitura representa uma oportunidade de envolver a comunidade em ações sustentáveis.
"Nós resolvemos ressignificar a loja, agora com uma proposta para promover a economia circular e criativa, promovendo também a sustentabilidade. A loja vai receber oficinas, nos meses de novembro e dezembro, e vamos divulgar com antecedência o calendário. Serão 15 vagas para cada oficina. A primeira, no mês de novembro, será com a técnica do papel machê, para desenvolver objetos de decoração natalina que serão comercializados na feira de artesanato do shopping”, explicou.
A prefeita Darlene Pereira agradeceu a presença da comunidade e de todos os parceiros, ressaltando que o espaço irá incentivar o desenvolvimento comunitário.
"Estamos muito felizes em reinaugurar a Loja do Afeto, agora com outro propósito, voltado para a economia criativa e para a sustentabilidade. O espaço vai promover a integração comunitária, trabalhando com diversos parceiros, no sentido de contribuir para a nossa sociedade através de cursos e oficinas de formação, especialmente para mulheres, crianças e adolescentes que vivem aqui no entorno do Shopping Praça. Queremos agradecer mais uma vez ao shopping, por estarmos construindo em conjunto essa nova experiência, e tenho certeza de que ela já é um sucesso”, afirmou a prefeita.
A secretária adjunta de Relações Institucionais e Comunitárias e uma das articuladoras da nova fase da Loja do Afeto, Thais Saggiomo, explicou que este novo formato da loja será um espaço permanente de aprendizado.
“A gente reinaugura a Loja do Afeto com uma segunda etapa, em parceria com a Escola de Belas Artes, onde agora temos a exposição das artes de papel machê da turma da professora Fabiana Stone, que vai incentivar a inscrição da comunidade para os cursos que começam em novembro. Teremos oficinas de papel machê, de corte e costura, além de workshops voltados para o mundo do trabalho e para o reaproveitamento de materiais recicláveis”, disse.
O vice-prefeito do Rio Grande, Paulo Renato Gomes - Renatinho também prestigiou a reinauguração da loja. “Um espaço importante, que vai atrair diversificação junto à comunidade. Uma loja diferenciada, onde a Prefeitura já esteve aqui em parceria com o shopping, arrecadando e distribuindo agasalhos, e agora está reinaugurando com um novo formato”, destacou.
Mutirão da Cidadania levou serviços e atendimentos ao shopping
A reinauguração da Loja do Afeto foi acompanhada de uma edição especial do Mutirão da Cidadania, iniciativa que tem percorrido diferentes bairros do Rio Grande para oferecer serviços públicos e fortalecer o diálogo entre a Prefeitura e a comunidade.
Thais explicou que a integração das duas ações no mesmo local surgiu da necessidade de ampliar o conceito da loja.
"A loja foi um sucesso durante a Campanha do Agasalho, atendendo mais de 5 mil pessoas. Com a renovação do espaço, fizemos um convite à população dos bairros localizados no entorno do shopping, para que pudessem também acessar os serviços da Prefeitura nesse Mutirão da Cidadania especial”.
Durante a tarde, foram oferecidos atendimentos do Procon, Ouvidoria Municipal, Secretaria da Pesca, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (com orientações sobre o Cadastro Único e serviços do CRAS), além da Rede de Mulheres Empreendedoras, da Secretaria do Meio Ambiente, que realizou a distribuição de mudas e a oficina de arte, e de parceiros como a FURG, Corsan, Associações de Bairros e o Comitê da Cidadania.
A moradora do bairro São Miguel, Eva Fonseca, participou do mutirão e aproveitou a oportunidade para levar mudas de plantas para casa.
“Um evento bom para tirar dúvidas, tem muitas informações. Eu vim hoje em busca de algumas orientações com o Procon, e já aproveitei a distribuição de mudas para levar duas plantinhas. Adoro plantar, minha casa é cheia de plantas. Essa é uma iniciativa muito boa da Prefeitura, em conjunto com o Shopping Praça, assim o pessoal dos bairros em volta também consegue participar”, disse a moradora.
Compartilhe:
de
57