Notícias
Música, cultura e integração comunitária marcam a 4ª edição do Festival de Bandas no Povo Novo
27/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Na cidade do Rio Grande, o domingo ensolarado (26) foi marcado pela realização da 4ª edição do Festival de Bandas, este ano promovido pela Prefeitura Municipal - através das Secretarias de Educação (SMEd) e do Interior (SMINTER), em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo Ferreira Rodrigues. O evento aconteceu na Praça Coronel Marcelino, no Povo Novo.
Participaram da abertura a prefeita Darlene Pereira, o deputado federal Alexandre Lindenmeyer, o deputado estadual Halley Lino de Souza, o secretário adjunto de Educação Sícero Miranda, a diretora da EEEM Alfredo Ferreira Rodrigues Sibele Teixeira Peres e o subprefeito do Povo Novo, Flávio Santos, que representou o secretário de Município do Interior, Jair Rizzo, além de outras autoridades.
Apresentações
Criado em 2011, o festival tem como propósito valorizar a música marcial, promover o intercâmbio cultural entre escolas e fortalecer o sentimento de pertencimento na comunidade. Em 2025, o evento chegou à sua quarta edição.
As apresentações iniciaram com a Banda Marcial Alfredo Ferreira Rodrigues, fundada em 1996 e composta por alunos e ex-alunos da escola. Recentemente, o pelotão de bandeiras conquistou o 3º lugar no concurso estadual da FEBARGS.
Em seguida, o público acompanhou a Banda Marcial Sant’Ana, criada em 1993 e símbolo de tradição e excelência. Campeã estadual e sul-brasileira em diversas edições da Federação de Bandas (FEBARGS), a banda representa a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana e coleciona prêmios por sua musicalidade e disciplina.
A Banda Marcial Independência, de Pelotas, também encantou o público com a sua apresentação. Fundada em 2005, nasceu com o objetivo de incentivar o desempenho escolar e combater a evasão escolar a partir da música. Atualmente, conta com mais de 50 integrantes.
Outro destaque foi a Banda Marcial Dragões do Rio Grande, fundada em 2016 por músicos e parceiros que acreditaram na importância de uma banda autônoma e comunitária. Mesmo enfrentando desafios durante a pandemia, o grupo manteve-se ativo e hoje conta com o apoio da Escola Municipal Rui Poester, que abriga sua sede e incentiva a participação de alunos nas atividades musicais.
Encerrando a programação, se apresentou a Banda Musical Rafael Pinto Bandeira, formada em 2024 por uma associação de militares músicos da Marinha e do Exército. Com cerca de 45 integrantes, o grupo reúne alunos de escolas ribeirinhas e destaca-se pela diversidade instrumental e pelo caráter educativo de suas apresentações.
Após cada apresentação, a Prefeitura realizou a entrega de troféus de participação e uma placa comemorativa aos representantes das bandas, em reconhecimento ao empenho e à contribuição cultural de cada grupo para o sucesso do evento.
Pronunciamentos
A diretora da escola Alfredo Ferreira Rodrigues, Sibele Teixeira Peres, agradeceu a parceria da Prefeitura e o envolvimento da comunidade escolar na realização do evento.
"Gostaríamos de agradecer pela execução deste 4º Festival de Bandas à nossa prefeita, ao secretário adjunto Sícero, que não mediu esforços para que este momento acontecesse, ao nosso coordenador distrital, e ao instrutor da banda Sant’Ana, o Aquino. Foram as quatro pessoas que alicerçaram o caminho para a realização deste evento aqui na comunidade. É muito importante para a escola e para o Povo Novo que esse evento aconteça uma vez por ano, que as bandas da cidade conheçam a nossa localidade, assim como nós participamos de todos os eventos na Semana da Pátria. Muito obrigada a todos", agradeceu a diretora.
Para o deputado federal Alexandre Lindenmeyer, a integração comunitária e escolar promovida pelo festival contribui para a valorização da história do município. "Quero saudar essa iniciativa da SMEd, junto às escolas e às bandas, no intuito de valorizarmos a cultura e a história da nossa cidade. É uma grande oportunidade de todos conhecerem o Povo Novo, que não é novo, é o distrito mais antigo da cidade. Então a gente consegue, através da música, resgatar a identidade da nossa população".
A prefeita Darlene Pereira destacou a importância do festival como espaço de integração e valorização da cultura local, e agradeceu a presença e parceria da escola Alfredo Ferreira Rodrigues:
"É sempre uma satisfação muito grande eu estar na minha terra, mas especialmente conseguindo realizar este festival. Como é importante esta integração, nós trazermos a nossa comunidade para a rua, além de atrairmos pessoas de todas as comunidades para conhecer o nosso potencial. Quero te agradecer, diretora Sibele, pela motivação e determinação, não só para realizar o festival, mas pela presença da escola em todos os desfiles escolares que realizamos. Muito obrigada por estarem conosco. Quero agradecer ao deputado Alexandre, porque a retomada das bandas que estamos conseguindo realizar, é através de recursos destinados pelo mandato do deputado"
Durante a celebração, a prefeita prestou homenagem à baliza da Banda Marcial Alfredo Ferreira Rodrigues, Laura dos Santos Lopes, que abrilhantou os desfiles escolares realizados na Semana da Pátria. Laura recebeu uma placa comemorativa, destacando a sua participação nos eventos.
Retomada e fortalecimento das bandas escolares
O secretário adjunto de Educação, Sícero Miranda, falou sobre o trabalho desenvolvido pela Prefeitura para fortalecer o movimento de bandas escolares no município:
“O fortalecimento das bandas escolares tem sido um compromisso assumido pela SMEd desde o início da gestão, ao lado da prefeita Darlene. Já investimos mais de R$ 100 mil nessa área, por meio de um convênio com a Associação de Bandas, garantindo recursos para a contratação de instrutores para as 12 bandas do município. Com esse apoio, reativamos cinco grupos, entre eles as bandas das escolas Cristóvão Pereira de Abreu, na Ilha da Torotama, e Antônio Carlos Lopes, na Vila da Quinta, que estavam inativas desde 2019 e 2017, respectivamente. Também oferecemos suporte logístico e de transporte para a participação das bandas em eventos em todo o Estado. Nesta semana, reativamos o Festival de Bandas do Povo Novo, que não ocorria desde 2019, movimentamos o interior com este lindo evento e já estamos preparando uma nova edição do festival na Rua Marechal Floriano", destacou.
Compartilhe:
de
97