Notícias
SMPA prestigia 4º Encontro de Pescadores e Pescadoras em Arroio Grande
13/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Carta de Santa Isabel foi o documento elaborado ao final do 4º Encontro de Pescadores e Pescadoras, em Arroio Grande, semana passada. O texto reúne reivindicações e propostas das comunidades tradicionais pesqueiras das Lagoas Mirim e Mangueira e foi apoiado pela Secretaria de Município da Pesca e Aquicultura do Rio Grande (SMPA), que participou do evento, na Colônia de Pescadores Z24, na localidade de Santa Isabel.
O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do governo estadual, contando com o apoio de diversas entidades ligadas ao setor pesqueiro. A SMPA esteve representada pelo secretário Luiz Gautério, pelo superintendente William Santos e pela gerente de pesca Mariana Pires.
A presença da secretaria reforçou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da pesca artesanal, o diálogo com as comunidades pesqueiras e a construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e valorização da atividade. No encontro, houve apresentações de instituições e colônias de pescadores da região, debates sobre os desafios enfrentados pelo setor e atividades culturais e de integração.
Entre os principais encaminhamentos da Carta de São Gabriel, estão a solicitação de apoio para o restabelecimento da balsa do Canal São Gonçalo, melhorias nas vias de acesso à Vila de Santa Isabel, valorização do pescado local, criação de um Documento Único da Pesca (DUP) e o reconhecimento das comunidades pesqueiras como tradicionais, conforme a Convenção nº 169, da Organização Internacional do Trabalho - OIT.
A SMPA reafirma seu compromisso em contribuir para que as pautas apresentadas sejam levadas aos
espaços de decisão e incluídas nas políticas de fortalecimento da pesca artesanal, consolidando a atividade como um vetor de desenvolvimento econômico, social e ambiental no Rio Grande e em toda a Região Sul.
Compartilhe:
de
4