Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Dia da Consciência Negra tem atividade no largo do Mercado Público e em outros bairros da cidade

19/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A programação do Novembro Negro Unificado tem sua data mais simbólica, o Dia da Consciência Negra, nesta quinta-feira (20). Várias atividades serão realizadas no município do Rio Grande, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e outros segmentos da sociedade em diferentes locais da cidade. Um dos eventos é a “Marcha das Mulheres Negras e Caminhada Reparação e Bem Viver”, com início às 15h, no Largo Barbosa Coelho, ao lado do Mercado Público, e encerramento previsto para o 2º Jamelão Afrofest (ver abaixo). A atividade é realizada pela União de Negros e Negros pela Igualdade - Unegro RG e o Conselho Municipal do Desenvolvimento Social e Cultural da Comunidade Negra - Condesccon.

O percurso da marcha sai do Largo Barbosa Coelho (Rua General Osório), passa pela General Neto, Largo Dr. Pio (antigo Largo das Quitandeiras), Rua Vice Almirante Abreu, Duque de Caxias, João Alfredo, Salgado Filho e Marciano Espíndola, encerrando no bairro Getúlio Vargas (BGV).

No mesmo horário, outra atividade ocorre na Rua 6, bairro BGV. Lá, está previsto o 2º Jamelão Afrofest, organizado pela Associação Carnavalesca Cultural Recreativa e Esportiva Regueiros do Jamelão e a Unegro RG. O evento promove o combate ao racismo estrutural nas comunidades periféricas e terá diversas atrações culturais - exposições de arte, culinária africana, corte de cabelo, curso de tranças afro, música ao vivo (hip-hop, reggae, samba, rock).

Do Hip Hop ao Breaking

Outra atração para esta data histórica será no CEU das Artes (Rua Pedro de Sá Freitas, 270), organizada em conjunto com o grupo Nascidos de um Boombox. O evento ocorre a partir das 14h. A ação denominada “Do Hip Hop ao Breaking” celebra o Dia da Consciência Negra com uma vivência artística que une dança, cultura urbana e reflexão social. A iniciativa busca valorizar a identidade e a história negra por meio do hip-hop e suas linguagens, fortalecendo o protagonismo da juventude e o diálogo cultural nas escolas e comunidades. 

Também em referência ao dia 20 de novembro, no bairro BGV, ocorre o “Kemet – Persistência Negra”. O evento será na Rua Humberto Ibrahim Farias, nº 434 – Espaço Nós Jovens, com encerramento de samba de terreiro – na Rua 6, do BGV. A programação do Kemet terá diversas palestras, integrando arte, literatura, esporte e ancestralidade, valorizando a memória, resistência e protagonismo negro. Contará com a participação de artistas, coletivos culturais e esportivos locais, promovendo o diálogo sobre juventude negra viva, combate ao racismo e afirmação das identidades afro-brasileiras.

Confira neste LINK o que ainda está previsto até o final do mês, dentro da programação do Novembro Negro Unificado, cujas ações envolvem movimentos sociais e entidades públicas e civis.

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas