Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura recebe proposta de moradores do bairro Lagoa para instalar árvore de Natal na Henrique Pancada

27/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O secretário de Relações Institucionais e Comunitárias (SMREIC), Cláudio Costa recebeu uma comissão de moradores do bairro Lagoa, acompanhados por diretores da União Rio-Grandina de Associações de Bairros (URAB). A visita apresentou à Prefeitura mais uma ação de Natal a ser construída com participação popular: a proposta de instalar uma árvore natalina na orla da avenida Henrique Pancada, em frente ao trapiche turístico municipal. A iniciativa partiu dos próprios moradores, que solicitaram a cedência do espaço e a parceria com o Executivo Municipal para viabilizar a infraestrutura necessária.

A comissão de moradores e de diretores da URAB foi recepcionada na quarta-feira (27), na sede da Prefeitura do Rio Grande. Além dos diretores da URAB, estava presente o líder comunitário da Lagoa, Leonir Garcia, que esteve no encontro junto a outros oito moradores da região.

A proposta prevê que a árvore de Natal seja instalada com recursos voluntários da comunidade, sem custos para o Município. A estrutura terá cerca de 3,5 metros de altura. Conforme apresentaram os moradores do bairro em um documento ao secretário, a ideia é realizar o primeiro Natal na Orla da Henrique Pancada.

De acordo com o secretário Cláudio Costa, a comunidade já se organizou para construir a árvore. Para os órgãos da Prefeitura, foi solicitada colaboração para limpeza do local, apoio estrutural, organização da infraestrutura para ligação de energia e a possibilidade de integrar ao espaço alguma atividade cultural dentro do calendário oficial de Natal.

O secretário destacou que o Executivo já prepara ações natalinas em diversos pontos da cidade — como a Praça Tamandaré, Cassino, Quinta, Povo Novo e Castelo Branco — e que a iniciativa da Lagoa se soma a esse conjunto. “Ficamos muito felizes porque a comunidade está se organizando para isso. Esse foi o ponto mais importante da reunião, ou seja, recebermos da própria comunidade uma proposta já estruturada, com disposição para realizar a ação e buscar parceria no que o Executivo puder oferecer”, afirmou Costa.

A instalação da árvore, bem como a manutenção, zelo pelo espaço e desmontagem ao final do período natalino, ficarão a cargo da comunidade. A ideia é que o local beneficie, diretamente, os moradores da região, mas também toda a cidade, já que a Orla da Henrique Pancada é um espaço amplamente frequentado por rio-grandinos e visitantes.

Compartilhe:

de

2

Leia notícias relacionadas