Notícias
Defesa Civil atende ocorrências causadas pelo ciclone em Rio Grande
10/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Defesa Civil, tem acompanhado de perto a passagem de um ciclone extratropical pela região. Nas últimas 24h, foram registrados 54mm de precipitação, sendo 26mm nas últimas 12h, conforme dados da estação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na região da Ilha da Torotama. Os ventos chegaram a 78,9 km/h em rajadas, o que contribuiu para queda de árvores, danos em residências e impactos sobre a rede elétrica. O contexto dos ventos fortes continua ao longo desta quarta-feira (10).
Até o momento, foram registradas cinco árvores tombadas: duas sobre fios de eletricidade na BR 392; uma sobre residências do Povo Novo; uma caída na pista na rua São Borja; e um exemplar rachado na rua Júlio de Castilhos. Outras duas árvores apresentam risco de queda, uma na rua Santos Dumont e a segunda na rua 1º de Maio.
Também foram recebidos chamados a respeito de cabos energizados caídos. Todas as situações já foram ou estão sendo examinadas pela Defesa Civil e encaminhadas para órgãos responsáveis como Ceee, Bombeiros, Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU) e Secretaria do Cassino (SMC).
No caso da ocorrência do Povo Novo, também houve solicitação de telhas para as famílias atingidas, o que será analisado no local pela Defesa Civil e pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Nesta manhã, a equipe também está percorrendo ruas e estradas do interior do Município, para verificar as condições e as áreas mais sensíveis.
Previsão
Nesta quarta-feira (10) o ciclone segue avançando para leste, se afastando da costa do Rio Grande do Sul. Com isso, a tendência é de redução gradativa da precipitação. Porém, as rajadas de vento persistem até a noite.
Na quinta-feira (11) o tempo deve permanecer estável com variação da nebulosidade e períodos de sol.
Compartilhe:
de
3