Notícias
Quadra esportiva da escola Cristóvão Pereira de Abreu recebe o nome de Adão Borges Lopes
16/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
O vice-prefeito do Rio Grande, Renato Gomes – Renatinho voltou à ilha da Torotama, nesta terça-feira (16), para participar da homenagem ao antigo morador daquela região, Adão Borges Lopes, que passou a dar nome à quadra esportiva da EMEF Cristóvão Pereira de Abreu, inaugurada em agosto deste ano pela prefeita Darlene Pereira. Familiares do homenageado, o secretário-adjunto da Secretaria de Educação (SMEd), Sícero Miranda, a diretora da escola, Sheila Rodrigues Lilja, o vereador Nilton Machado e outros convidados participaram do ato.
Filha do homenageado, a professora Nádia Vitoriana Costa Lopes falou em nome dos familiares. Disse que a família estava bastante orgulhosa e agradecida pela iniciativa do vereador Nilton Machado, por ter homenageado a trajetória de Adão Borges Lopes e a representatividade que ele teve, tanto em relação ao incentivo à educação, quanto ao esporte. "É uma representatividade bastante importante, porque ele era muito ligado ao esporte na Torotama e valorizava demais, também, a educação. Nossa família está muito orgulhosa com essa homenagem."
Renatinho lembrou que o nome da quadra atendeu a um pedido da própria comunidade, que reivindicava a homenagem para alguém da ilha, “uma personalidade, um cidadão local”. Adão Lopes era policial militar aposentado, ex-goleiro do Esporte Clube Novo Avante, “um batalhador pelas demandas da Torotama e, por isso, fiquei muito contente em saber que o nome da quadra foi para ele”.
O secretário-adjunto da SMEd foi outra autoridade que lembrou da trajetória de Adão Lopes. Disse que era um momento especial para comunidade da Torotama, que pode homenagear uma liderança local. “Ele teve uma trajetória de superação, de relação com a comunidade da ilha, incentivando ao esporte, bem como por muitos anos foi representante dos moradores do interior em comissões do campeonato amador”. Sícero ainda ressaltou que Adão Lopes atuou na escola em uma parceria com a Brigada Militar.
A quadra esportiva beneficia, diretamente, cerca de 90 estudantes com a prática de futsal, vôlei, basquete e handebol, além de servir como ponto de encontro e integração da comunidade escolar. A obra, iniciada em 2023, foi viabilizada por meio de programas de financiamento e emenda parlamentar do deputado federal Alceu Moreira, articulada pelo então vereador Vavá, morador da Ilha e atual suplente de vereador.
Compartilhe:
de
12