Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Rio Grande participa de treinamento nacional para integrar estudo sobre diagnóstico da tuberculose em crianças e adolescentes

28/01/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Rio Grande participa, nesta quarta-feira (28) e quinta-feira (29), de um treinamento promovido pelo Hospital Moinhos de Vento, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), para a implementação do Estudo GXT no município.

O estudo GXT — sigla para GeneXpert, raio-X e prova tuberculínica — tem como objetivo comparar diferentes estratégias diagnósticas para qualificar a identificação da infecção latente ou ativa por tuberculose em crianças e adolescentes que são contatos domiciliares de pessoas com a doença. A proposta é avaliar quais combinações de exames contribuem para um diagnóstico mais rápido e preciso, além de favorecer a adesão ao tratamento preventivo.

Coordenada pelo Hospital Moinhos de Vento, a pesquisa envolve seis centros no Brasil, distribuídos nos estados do Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O município do Rio Grande está entre os centros de pesquisa selecionados para integrar o estudo.

O foco da pesquisa está na investigação de contatos de até 15 anos de idade, comparando três estratégias de diagnóstico baseadas em radiografia de tórax, teste molecular GeneXpert e prova tuberculínica. A partir dessa comparação, o estudo busca identificar a forma mais eficaz de conduzir o diagnóstico e garantir que o tratamento preventivo seja iniciado e concluído, reduzindo o risco de desenvolvimento da tuberculose ativa.

O Estudo GXT integra um projeto mais amplo de monitoramento da tuberculose em menores de 15 anos no Brasil, com a finalidade de reduzir a transmissão da doença e aprimorar o manejo da tuberculose pediátrica por meio de práticas baseadas em evidências científicas.

Durante os dois dias de capacitação, a equipe de Rio Grande receberá orientações técnicas da equipe responsável pelo projeto, qualificando os profissionais para a execução dos protocolos previstos na pesquisa e para a atuação no acompanhamento das crianças e adolescentes participantes do estudo no município.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas