Notícias
SMPA participa do lançamento do Plano Safra 2026/2027 e defende acesso dos pescadores ao Pronaf Azul
06/08/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Secretaria de Município da Pesca e Aquicultura (SMPA) do Rio Grande participou, nesta quarta-feira, em Capão do Leão, do lançamento regional do Plano Safra 2026/2027, evento que contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, além de autoridades, representantes de instituições financeiras, cooperativas e entidades ligadas à agricultura familiar e à pesca artesanal.
O Plano Safra 2026/2027 consolida o maior volume de recursos já destinados ao fortalecimento da agricultura familiar e amplia o acesso ao crédito para os povos das águas por meio do Pronaf Azul, modalidade específica voltada aos pescadores artesanais e aquicultores familiares. O programa oferece linhas de financiamento para custeio, investimento e microcrédito, com juros reduzidos, prazos ampliados e condições diferenciadas, permitindo investimentos na modernização da atividade pesqueira, aquisição de equipamentos, embarcações, motores, apetrechos de pesca e melhorias na infraestrutura produtiva.
Durante o evento, foram apresentados os avanços do novo Plano Safra, que fortalece a produção de alimentos, incentiva a geração de renda e amplia as oportunidades de acesso às políticas públicas para os trabalhadores e trabalhadoras do campo, das águas e das florestas. Entre as novidades, o Governo Federal reforçou o papel estratégico do Pronaf Azul como instrumento de desenvolvimento da pesca artesanal, setor responsável pela produção de alimentos, geração de emprego e fortalecimento das economias locais.
Para o secretário da Pesca e Aquicultura, Luiz Gautério, a secretaria constrói em conjunto com as agências bancárias do Rio Grande, uma estratégia para agilizar a concessão do Pronaf aos trabalhadores da pesca: “Estamos dialogando com as instituições financeiras para facilitar e acelerar o acesso dos nossos pescadores e pescadoras ao Pronaf. Nosso compromisso é garantir que esses trabalhadores e trabalhadoras tenham seus direitos assegurados e possam acessar o crédito para investir na atividade, aumentar sua renda e fortalecer a pesca artesanal no Rio Grande."
A SMPA esteve presente no evento em Capão do Leão com o titular da secretaria, Luiz Gautério, William Santos (superintendente), Mariana Pires (gerente de Pesca), e Fernanda Elias (assessora).
Compartilhe:
de
3