Notícias
Em solenidade histórica, Rio Grande inaugura a primeira Loja Rosa Lilás do Rio Grande do Sul
02/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Dando início ao calendário de atividades do Agosto Lilás, na sexta-feira (1º), foi inaugurada em Rio Grande a primeira Loja Rosa Lilás do estado. A iniciativa pioneira é promovida pela Patrulha Maria da Penha do 6º BPM da Brigada Militar, idealizada pela soldado Giovana Duarte, e tem como objetivo fortalecer a rede de acolhimento às mulheres em situação de violência.
Localizada no Praça Rio Grande Shopping, a loja oferece um ambiente acolhedor e humanizado, onde serão distribuídos gratuitamente itens de higiene pessoal, cosméticos e roupas doadas pela comunidade. O espaço funcionará de domingo a domingo, das 10h às 22h, representando mais do que apoio material: é um gesto simbólico de reconstrução da autoestima, oferecendo cuidado e dignidade para estas mulheres.
Durante a cerimônia de inauguração, a idealizadora do projeto, soldado Giovana, emocionou a plateia com suas palavras: "Eu ia escrever um discurso, mas preferi falar com o coração, como sempre faço. Quero agradecer ao comandante, major Augusto Porto, que me concedeu carta branca para executar o projeto que idealizei. Agradeço também à minha família, que esteve junto comigo, foi compreensiva durante a minha dedicação nos momentos de folga, e que me ajudou imensamente, inclusive na montagem da estrutura”, disse.
"O trabalho da Patrulha Maria da Penha seria de fiscalizar e ser os olhos do Poder Judiciário, mas graças à grande rede de apoio que temos aqui em Rio Grande, conseguimos ir além. Com a Loja Rosa Lilás, ofereceremos dignidade e acolhimento para as mulheres vítimas de violência, que muitas vezes priorizam utilizar o seu dinheiro para a alimentação de seus filhos e outras necessidades básicas. Essas mulheres acabam não tendo a oportunidade de passear em um shopping, escolher uma roupa ou acessório de seu gosto, mas agora oportunizaremos essa experiência gratuitamente, cuidando das mulheres vítimas de todos os tipos de violência”, acrescentou.
A soldado também explicou que, durante os atendimentos da Patrulha Maria da Penha, são oferecidas pétalas de rosa na cor lilás para as mulheres que foram violentadas, representando simbolicamente a necessidade da mulher de florescer novamente ao quebrar o ciclo da violência. Também fizeram discursos inspiradores a juíza titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar de Rio Grande, Denise Dias Freire, e a promotora de justiça, Valdirene Jacobs, que destacaram a importância da execução do projeto e o pioneirismo da cidade do Rio Grande, através da iniciativa da Brigada Militar. O comandante do 6º BPM, major Augusto Porto, parabenizou o esforço da soldado Giovana e todo o trabalho da Patrulha Maria da Penha no amparo e defesa das mulheres.
A prefeita Darlene Pereira comemorou a inauguração da loja como um passo importante no avanço para o cuidado e proteção das mulheres vítimas de violência: “Quero dizer que eu tenho um grande orgulho de poder estar dirigindo a cidade do Rio Grande neste momento histórico. E por termos uma rede de proteção às mulheres do tamanho que a gente tem. Quero cumprimentar toda a equipe, a promotora, a juíza, especialmente a Giovana, por estarem topando mais este desafio. Por estarmos aqui inovando mais uma vez, e sendo pioneiros no Rio Grande do Sul como referência numa ação de cuidado e humanização. Agradecemos a sensibilidade do comandante, pois sabemos que este não é um gesto qualquer. É um reconhecimento fundamental, tanto para a Giovana, quanto para todas nós, mulheres, que lutamos e temos a consciência do quanto é importante o nosso fortalecimento, nos defendendo dos preconceitos e protegendo as nossas mulheres vítimas de violência. Parabéns, Giovana, parabéns à Patrulha Maria da Penha”.
Presença do público feminino
Valorizando a inauguração do espaço, a presença do público feminino foi notável. Pelo gabinete da prefeita, prestigiaram o evento a chefe de gabinete, Maria Rozana Almeida, e a chefe adjunta, Daniela Rodrigues. Pela coordenadoria de Políticas para as Mulheres, participou a coordenadora Maria de Lourdes Lose. Representando o Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência – CRAM estiveram presentes a coordenadora e psicóloga Deiza Gomes, a assistente administrativa, Maria Ignes Goulart, a educadora Adriana Bastos, a assistente social Fabiane Araújo e a estagiária Juliane Vargas. Pela Secretaria de Assistência Social, participou a superintendente de Direitos Humanos Cláudia Peixoto. Representando o Escritório de Comunicação da Prefeitura Municipal, estiveram presentes a assessora superior de Comunicação, Rosane Borges Leite, a superintendente de Comunicação Institucional, Nicole Soares, e a servidora do setor de cerimonial, Ângela Esteves.
Dentre as autoridades presentes, o secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Carlos Alberto Brusch, também prestigiou o evento, acompanhado da superintendente de segurança, Ivonilda Sarmento, da subcomandante da Guarda Municipal, Daniele Costa, e da agente de trânsito responsável pelo Núcleo Educacional, Michele Albuquerque, destacando a importância da presença feminina na segurança e nos espaços públicos.
Compartilhe:
de
14