Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Mais de mil mulheres participam da 13ª Corrida do Batom no município do Rio Grande

19/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A 13ª edição da Corrida do Batom coloriu as ruas do centro do Rio Grande, na manhã deste domingo (19), reunindo mais de 1.200 mulheres e 100 crianças em uma celebração de esporte, saúde e conscientização sobre o câncer de mama. O evento promovido pela Associação dos Corredores de Rua do Rio Grande (Acorrg) integrou as ações do Outubro Rosa e foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal - por meio das secretarias da Saúde (SMS), de Esporte e Lazer (SMEL) -, Santa Casa, Hospital Universitário da FURG, Escola de Enfermagem da Furg, Unimed, Sesc, Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), Liga Feminina de Combate ao Câncer e Hospital Monporto.
A programação incluiu três modalidades: corrida principal, voltada exclusivamente às mulheres, com percurso de 3km; caminhada solidária, com o mesmo trajeto; e a maratona infantil, com percursos entre 20 e 500 metros, conforme a faixa etária. Todos os participantes receberam medalhas, independente da colocação final.

Para o presidente da Acorrg, Roger Lopes, a 13ª edição consolida o sucesso do evento. “Começamos em 2012 com 200 mulheres e hoje reunimos mais de mil. É um orgulho ver a Corrida do Batom crescer e se tornar uma das principais ações do Outubro Rosa no Rio Grande, graças ao apoio da Prefeitura e de tantas entidades parceiras.”

Durante o percurso de pouco mais de três quilômetros, as participantes foram embaladas por música ao vivo ao som de Beatles e Eric Clapton, passando animadas pelo entroncamento das ruas Aquidaban e Marechal Floriano.  

Agendamento de mamografias

Mais do que um momento de integração, a corrida trouxe benefícios concretos para a saúde das participantes. Devido a uma parceria entre a Prefeitura e a Unimed Rio Grande, foram ofertadas 40 mamografias, nesta data e por essa instituição hospitalar privada. Uma das beneficiadas foi a motorista e corretora de imóveis Cláudia Pereira, 55 anos, que realizou avaliação médica no espaço de saúde instalado pela SMS na Praça Xavier Ferreira, local da largada. Ela contou que fazia bastante tempo que não realizava um exame, e foi muito importante porque o médico detectou um nódulo. “Já estou com a mamografia marcada. É fundamental cuidar da saúde, especialmente quando há casos de câncer na família”, contou Cláudia, que participou acompanhada da filha.  

A secretária de Saúde do Rio Grande, Juliana Acosta, destacou a importância da mobilização, afirmando que “o dia de hoje mostra o exemplo de mais de mil mulheres envolvidas em um movimento de conscientização e prevenção. Estamos com diversas instituições oferecendo orientações, agendamentos e exames para reforçar que o diagnóstico precoce salva vidas”, disse ao lembrar a parceria com as diversas instituições hospitalares da cidade.  

Já a prefeita Darlene Pereira, que deu a largada para a Corrida do Batom, ressaltou o simbolismo da ação. Disse que foi um grande evento, construído a muitas mãos, com alertas sobre o cuidado com a saúde da mulher. “Vemos um movimento lindo de mulheres, famílias e crianças. Outubro Rosa é um chamado à vida. Como prefeita e mulher, reforço: cuidem-se, porque a vida é o nosso maior bem”, afirmou.  

Entre as entidades presentes, estava a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Rio Grande. A vice-presidente da instituição, Gledes Brum, ressaltou a importância do evento. Contou que a Liga tem 71 anos e ainda há muitas mulheres que não conhecem o trabalho da entidade. Destacou que a prevenção é um ato de amor e o câncer de mama detectado no início tem 95% de chances de cura. Ela reforçou o pedido para que mais pessoas sejam voluntárias nas ações da Liga, que hoje conta com apenas sete pessoas, mas conseguiram atender, de janeiro até o dia 15 deste mês, mais de 1.100 mulheres.

A assistente social Márcia Lima, representante da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), também enfatizou a importância da Corrida do Batom. Para a instituição essa é uma oportunidade de falar sobre prevenção e mostrar a necessidade de captar mais recursos. Só em 2025, já realizamos mais de 27 mil atendimentos, oferecendo apoio psicológico, social, jurídico, transporte e alimentação para cerca de 200 famílias atendidas na unidade do Rio Grande”, explicou.

Presente também na atividade, a Rede de Mulheres Empreendedoras participou com uma feira de produtos e serviços. A coordenadora Adriana Dias Silveira, que havia deixado o hospital onde acompanhava o pai internado, afirmou que o evento é um símbolo de força feminina e autocuidado. “É um prazer enorme participar e apoiar uma causa tão importante. Não é só em outubro que temos que nos cuidar”, comentou.  

Por sua vez, o secretário de Esporte e Lazer, Mano Estabel, lembrou que a data marcava o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama e afirmou que o esporte é uma ferramenta poderosa de prevenção. Disse que a corrida representa a união entre saúde, atividade física e conscientização.

Compartilhe:

de

17

Leia notícias relacionadas