Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Equipe de Rio Grade participa de Dia de Campo da Embrapa, em Pelotas, para debater alternativas sobre a crise climática

22/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O secretário Antônio Soler e o superintendente de qualidade ambiental Luiz Arthur Filho representaram a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (SMMA) no “Dia de Campo – Restauração Ecológica para Mitigação dos Efeitos das Mudanças Climáticas no Campo e na Cidade”, promovido pela Embrapa, em sua sede em Pelotas, na segunda-feira (21). A atividade conta com o apoio do Programa Recupera Rural RS, um plano de ações emergenciais e estruturantes para apoiar a recomposição de paisagens e a recuperação agroprodutiva sustentável do Rio Grande do Sul, estruturado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Embrapa.

Em função do cenário de emergência climática, o evento propôs o debate sobre experiências e ações desenvolvidas pelo município. Na pauta estiveram temas como a questão da prevenção e recuperação de áreas atingidas pelos efeitos climáticos, como os vivenciados no ano passado.

“Nosso objetivo foi compartilhar as nossas experiências, o  que temos trabalhado e construído. Ao mesmo tempo, buscamos firmar uma cooperação maior coma Embrapa, para que estejamos juntos em ações de cooperação para melhor enfrentarmos a emergência climática. Então estamos com um calendário de reuniões para trabalharmos nesse sentido”, afirmou o secretário sobre o evento.

Na oportunidade, Soler falou sobre as medidas já adotadas pelo governo municipal para prevenção e enfrentamento dos impactos da emergência climática. Entre elas estão corredores verdes; manutenção e ampliação de áreas verdes, parques e unidades de conservação; plantios e transplantios; reestruturação do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas; inicio do inventário dos gases de efeito estufa (GEE) e Plano Climático.

A ação também contou o representante do Ministério Público do RS, Adriano Zibetti que falou sobre “Estratégias de Mitigação das Mudanças Climáticas como Instrumento de Redução de Desigualdades”. Em nome da Embrapa, a engenheira florestal, Leticia Penno de Sousa, abordou as  “Estratégias de Restauração Ecológica para a Adaptação no Campo e na Cidade”. Já o secretário de Qualidade Ambiental de Pelotas, Márcio Souza, tratou sobre a “Adaptação e Desenvolvimento Sustentável do Município de Pelotas Frente as Mudanças Climáticas”.

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas