Notícias
SMAP e Emater iniciam recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no interior do Município
17/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Secretaria de Município da Agricultura e Pecuária (SMAP) em parceria com a Emater, iniciou na segunda-feira (15) o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no interior do Município. A ação abrangeu as Ilhas dos Marinheiros e do Leonídeo, as regiões da Palma, Povo Novo e Quitéria.
Para o secretário adjunto da SMAP, Cledenir Mendonça, por uma questão de saúde e contaminação do meio ambiente, é necessário que as embalagens sejam descartadas de forma correta, após o uso e o transporte para a Central de Recebimento – INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – em Capão do Leão.
Foram recolhidos 90 tipos de nomes comerciais de agrotóxicos e, nos primeiros levantamentos, o princípio ativo “glifosato” apresenta os maiores índices de concentração de nomes comerciais que o mercado oferece, além de ser o herbicida mais usado nas áreas de plantio. De acordo com as espécies e época de plantio – cebola, hortigranjeiros, milho ou melancia, os fungicidas ou inseticidas têm maiores presenças na coleta que a secretaria vem acompanhando.
“Não foi detectado o uso de produtos hormonais e, se não estamos num patamar de avanços sistêmicos em aplicações químicas nas pequenas propriedades, é notória a diversificação que o comércio dos grandes conglomerados da indústria de herbicidas oferecem aos produtores”, disse o secretário adjunto.
Compartilhe:
de
4