Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura e Sinduscon debatem projeto para recuperação de imóveis de valor histórico e cultural de Rio Grande

15/01/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Na tarde desta quarta-feira (14) a prefeita Darlene Pereira recebeu uma comitiva do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon), composta pelo presidente em Rio Grande, Evandro Coradi, e os consultores jurídicos. Esteve em pauta uma proposta do Sindicato de atuar como parceiro do Município na recuperação de imóveis de valor histórico e cultural do Rio Grande. Também participaram os secretários da Fazenda, Alexandre Protásio, e de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa.

Assim, o encontro teve o objetivo de aproximar a entidade do governo municipal para apresentação do projeto, desenvolvido pela Fiergs, com participação do Sinduscon. Já foi realizado um estudo prévio a respeito do atual cenário do município, tendo como referência o Plano Diretor vigente, assim como um diagnóstico inicial.

A intenção é a manutenção das características arquitetônicas e do valor histórico e cultural dos imóveis da cidade. Para isso, o sindicato atuaria como um interlocutor junto à iniciativa privada e sociedade civil, reforçando que o trabalho com o patrimônio histórico-cultural também pode ser rentabilizado, ao mesmo tempo que auxilia as políticas públicas do Município.

O papel do Sinduscon seria monitorar oportunidades e inscrever possíveis reformas em leis de incentivo cultural para a execução dos projetos. Além disso, o planejamento contempla a promoção de atividades de cunho social e de educação patrimonial, envolvendo diferentes setores da sociedade, assim como capacitações na área.

A proposta foi vista positivamente pela prefeita e pelos secretários presentes, já que a manutenção de prédios históricos e de patrimônios tombados é uma demanda represada no município, justamente pela dificuldade para a execução. A Prefeitura agora aguarda a formalização de um termo de cooperação para dar andamento ao projeto.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas