Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Rio Grande reforça estratégias de imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório para proteger bebês

11/03/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

As infecções respiratórias estão entre as principais causas de adoecimento em crianças pequenas. Entre os vírus que mais preocupam os serviços de saúde está o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por grande parte dos casos de bronquiolite e pneumonias em crianças menores de dois anos.

Para ampliar a proteção dos bebês, o Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou novas estratégias de imunização. Em Rio Grande, a Secretaria de Município da Saúde reforça que há duas formas principais de prevenção disponíveis na rede pública: a vacinação de gestantes e a proteção específica para bebês com maior risco de complicações.

Proteção para bebês com maior risco

Desde 2026, o SUS passou a disponibilizar o Nirsevimabe, um anticorpo monoclonal de dose única indicado para proteger bebês contra o VSR.

A aplicação ocorre da seguinte forma:

Bebês prematuros, nascidos com até 36 semanas e seis dias de gestação: recebem o medicamento preferencialmente ainda nas maternidades, durante todo o ano.

Crianças com menos de dois anos (até 1 ano, 11 meses e 29 dias) que tenham comorbidades: recebem a aplicação entre fevereiro e agosto, período de maior circulação do vírus.

Nesses casos, a aplicação depende de prescrição médica e solicitação ao Núcleo de Imunizações do Centro Municipal de Vigilância em Saúde.

Entre os grupos que podem receber o anticorpo estão crianças com:

cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica

doença pulmonar crônica da prematuridade

imunocomprometimento grave

fibrose cística

doenças neuromusculares graves

Síndrome de Down

anomalias congênitas das vias aéreas ou doenças pulmonares graves

A Vigilância em Saúde orienta ainda que bebês que já iniciaram o esquema com Palivizumabe devem completar as cinco doses com o mesmo medicamento, não sendo possível trocar para o Nirsevimabe durante a mesma sazonalidade.

Durante reunião sobre o tema, a secretária de Saúde explicou que existem diferentes estratégias de proteção contra o vírus.

“Tem um que é para as gestantes e outro que é para as crianças com comorbidades. O Nirsevimabe é indicado para bebês e também para crianças com algumas condições de saúde, como a síndrome de Down”, destacou.

Vacinação de gestantes também protege os bebês

Outra medida adotada pelo Ministério da Saúde foi a inclusão da vacina contra o VSR no calendário de gestantes, em novembro de 2025.

A vacina ajuda a prevenir as formas graves da doença em bebês menores de seis meses, já que os anticorpos produzidos pela mãe são transferidos para o bebê ainda durante a gestação.

No município do Rio Grande, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde e pode ser aplicada em gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.

Para receber a dose, basta procurar uma unidade de saúde com:

documento de identificação

caderneta da gestante ou cartão de pré-natal

A Secretaria de Município da Saúde reforça que a vacinação durante a gestação é uma das formas mais eficazes de proteger o bebê nos primeiros meses de vida, período em que as infecções respiratórias podem ser mais graves.

A combinação das duas estratégias — vacinação das gestantes e proteção específica para bebês com maior risco — contribui para reduzir internações e complicações respiratórias em crianças pequenas.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas