Notícias
SEMANA DO PATRIMÔNIO: Roda de conversa aborda presença negra na formação histórica do Rio Grande
19/08/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A história e a presença da população negra na formação do município do Rio Grande foram tema da roda de conversa “Negras Ruas”, realizada no Céu das Artes como parte da programação da Semana do Patrimônio. A atividade foi conduzida pelo historiador, produtor cultural e presidente da Associação Cultural e Histórica Oluparum, Milton Pucinelli.
Pelo segundo ano consecutivo, Pucinelli foi convidado a participar da Semana do Patrimônio, iniciativa que teve começou no último sábado (15), com uma programação que se estende até o dia 25 deste mês. A abertura ocorreu na Biblioteca Rio-Grandense, prédio histórico que completou 180 anos na mesma data.
Durante mais de duas horas de conversa, o historiador percorreu diferentes lugares e episódios relacionados à trajetória da população negra no Município, abordando espaços como o Pelourinho, o Cemitério dos Proscritos, a Igreja do Bom Fim, a Praça do Poço, além da atuação das quitandeiras e dos clubes negros da cidade. “Essa roda de conversa foi muito preciosa para podermos dialogar sobre as origens negras da cidade. Em cada pedra, em cada rua, em cada prédio, tem sangue negro, tem trabalho negro. Foi muito gostoso poder compartilhar isso com as pessoas que estavam lá. Para nós, é sempre uma grande honra poder participar desses eventos”, afirmou Pucinelli.
A atividade também tratou do apagamento de parte da trajetória negra da história local e das relações raciais que marcaram a formação urbana e social do Município. Entre os assuntos abordados estiveram a existência de um pelourinho, de uma forca pública e de um espaço destinado à execução de pessoas, além da criação do bairro Cidade Nova, relacionada pelo historiador ao deslocamento para fora da área central de populações e atividades consideradas indesejadas naquele período.
“Foi uma tarde produtiva, em que podemos aprender juntos um pouco mais sobre a trajetória do negro na cidade. Se falou também sobre os clubes negros no Rio Grande e a questão racial que envolvia isso”, relatou.
Para o historiador, atividades como a roda de conversa contribuem para despertar a curiosidade e ampliar o conhecimento da população sobre aspectos pouco conhecidos da história rio-grandina.
“É uma honra fazer parte disso e, principalmente, despertar a curiosidade para as pessoas saberem que Rio Grande teve um pelourinho, teve uma forca pública, teve um espaço de execução e padeceu desse racismo sistemático em tantas áreas”, comentou.
Pucinelli também agradeceu à organização da Semana do Patrimônio, à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), à equipe do Céu das Artes pela acolhida e pela oportunidade de integrar novamente a programação.
A Semana do Patrimônio segue até o dia 25 de agosto, com uma programação diversificada e mais de 60 atividades gratuitas. Alguns eventos precisaram ser adiados em razão das condições climáticas, enquanto a maior parte da programação está mantida. As alterações e atualizações podem ser acompanhadas pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura Municipal do Rio Grande.
Compartilhe:
de
5