Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

3º Seminário Municipal das Medidas Socioeducativas discute rede de proteção para crianças e adolescentes no Rio Grande

28/08/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMADH), promove nesta sexta-feira (28), o 3º Seminário Municipal das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Organizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o evento está sendo realizado no auditório da Faculdade Anhanguera do Rio Grande e reúne representantes de diferentes instituições que atuam na rede de proteção a crianças e adolescentes do município.

Com o tema “Rede de Proteção: Família, Cuidado e Transformação”, o seminário tem como foco as medidas socioeducativas em liberdade assistida e os caminhos para a reintegração social de jovens em conflito com a lei. A programação iniciou pela manhã e se estende pela tarde, com palestras, práticas coletivas e rodas de debate, criando um espaço de troca entre profissionais e instituições envolvidas no acompanhamento desses adolescentes.

Para a secretária da SMADH, Dianelisa Pereira, encontros como este cumprem um papel estratégico dentro da rede de atendimento. “Esse momento, pra rede, é um momento de pausa, de pensar estratégias e de discutir questões que diminuam a incidência na criminalidade desses guris e gurias que estão nas medidas socioeducativas”, afirma a secretária.

Um dos destaques da programação foi a palestra do psicólogo clínico, hipnólogo e psicoterapeuta de base transpessoal, Marcelino Tomkowski, que abordou o tema “A família como ponto de apoio na recuperação da dependência química”. Marcelino é coordenador do programa “Amor Exigente”, iniciativa que oferece grupos de apoio gratuitos para familiares de dependentes químicos, realizados todas as segundas-feiras à noite e que já reuniram até 31 participantes em um único encontro.

A prefeita do Rio Grande, Darlene Pereira, destacou a importância da atuação conjunta entre poder público e instituições voluntárias para ampliar as oportunidades oferecidas a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. “O Centro de Referência Especializado atende hoje em torno de 40 adolescentes que estão cumprindo essas medidas socioeducativas. Precisamos pensar juntos alternativas de trabalho para que esses adolescentes possam receber um olhar atento e formação, e possam ter novas possibilidades”, ressalta.

Também participaram da abertura do seminário a juíza de direito da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Grande, Fúlvia Beatriz Gonçalves de Souza Thormann, e o defensor público atuante na área da infância e juventude, Lucas Moreira, reforçando o caráter intersetorial da iniciativa.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas