Notícias
Rio Grande inaugura Centro de Especialidades Odontológicas para ampliar atendimento especializado pelo SUS
Novo serviço começa a funcionar no SEST SENAT a partir de terça-feira (6) e oferecerá cinco especialidades odontológicas, com encaminhamento realizado pela rede municipal de saúde
03/10/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Prefeitura do Rio Grande inaugurou, na tarde desta sexta-feira, 2 de outubro, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O novo serviço funcionará nas dependências do SEST SENAT, localizado na Rua das Galeras, nº 190, no Parque Marinha, e começa a atender a população a partir da próxima terça-feira, 6 de outubro.
A implantação do CEO amplia a oferta de procedimentos especializados em saúde bucal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e representa uma nova etapa na organização da assistência odontológica do município. A estrutura contará com nove cirurgiões-dentistas do SEST SENAT, que atuarão no atendimento à população, enquanto o fluxo de pacientes será regulado pela Secretaria de Município da Saúde (SMS).
A cerimônia de inauguração reuniu autoridades municipais, representantes do Ministério da Saúde, do SEST SENAT, profissionais da saúde e da área odontológica e marcou a consolidação de uma iniciativa que vinha sendo construída há anos no município.
O CEO foi estruturado para atender procedimentos odontológicos especializados que não eram ofertados de forma regular pela rede municipal. Entre os serviços estão tratamentos de canal, cirurgias bucais complexas e atendimento odontológico especializado para pessoas com deficiência (PCD).
O acesso ao serviço ocorrerá por meio de encaminhamento da rede de Atenção Primária. O usuário deverá procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) ou a Unidade Móvel Odontológica, onde será realizada a avaliação inicial. Quando houver indicação para atendimento especializado, o paciente será encaminhado ao CEO.
O espaço não realizará consultas odontológicas de rotina. O atendimento será direcionado exclusivamente aos procedimentos especializados encaminhados pela rede municipal.
Cinco especialidades odontológicas
O Centro de Especialidades Odontológicas contará com cinco áreas de atendimento:
Cirurgia oral menor, destinada à realização de procedimentos cirúrgicos odontológicos;
Atendimento odontológico para pessoas com deficiência (PCD);
Periodontia, voltada ao tratamento das doenças da gengiva e dos tecidos que sustentam os dentes;
Endodontia, que inclui os tratamentos de canal;
Estomatologia, área dedicada à avaliação e ao tratamento de alterações e lesões da boca, inclusive situações que necessitam de investigação especializada.
A previsão é de que sejam realizados aproximadamente 250 procedimentos especializados por mês, ampliando a capacidade de atendimento da rede pública municipal.
Para a secretária de Município da Saúde, Juliana Acosta, a implantação do CEO integra um conjunto de ações que vêm fortalecendo a política de saúde bucal no município. Segundo ela, além da abertura do novo serviço, a Prefeitura trabalha na ampliação da estrutura e dos profissionais disponíveis para a área para atuarem junto à Atenção Primária.
“Além deste serviço, em um convênio inédito no Brasil, o município protocolou junto à Câmara Municipal um projeto que prevê a ampliação do quadro de profissionais para atuar junto aos serviços de saúde bucal. Além disso, o município já recebeu, por meio do Programa Brasil Sorridente, os equipamentos para a confecção de próteses dentárias 3D e aguarda apenas a capacitação dos profissionais pelo Ministério da Saúde”, destacou.
A ampliação da rede municipal de saúde bucal também foi ressaltada pelo assessor da coordenação geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Marcos Conde. Durante a inauguração, ele destacou a importância da política nacional para ampliar o acesso da população aos serviços especializados.
“Essa política pública está trazendo dignidade e qualidade de vida para a população. Já são hoje, no Brasil, 1.260 Centros de Especialidades Odontológicas, com uma expansão de mais de seis mil profissionais”, afirmou.
A implantação do CEO é resultado da articulação entre o Município, o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e o SEST SENAT. A parceria permite que a estrutura da instituição, juntamente com sua equipe profissional, seja utilizada para ampliar o atendimento especializado oferecido à população pelo SUS.
A diretora do SEST SENAT, Queli Schenkel, destacou a satisfação da instituição em integrar a iniciativa e disponibilizar sua estrutura para o atendimento da comunidade.
“Temos muito orgulho em fazer parte deste serviço e colocar nossa estrutura e a equipe a serviço da comunidade”, afirmou.
Para a prefeita do Rio Grande, Darlene Pereira, a inauguração do CEO encerra uma semana marcada por importantes entregas na área da saúde e demonstra a articulação do município com outras instituições e esferas de governo.
“Encerramos esta semana com duas importantes entregas na saúde: a inauguração da UDM, Unidade Dispensadora de Medicamentos, e hoje este Centro de Especialidades Odontológicas. Isso também evidencia a atenção que o município recebe do Ministério da Saúde. E poder fazer este serviço funcionar em um convênio inédito com o SEST SENAT, uma instituição sem fins lucrativos, é ainda mais gratificante”, afirmou.
A implantação do Centro também conta com cofinanciamento do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. O aumento da participação do Ministério da Saúde nos repasses destinados a esse tipo de serviço, somado à parceria estabelecida com o SEST SENAT, contribuiu para viabilizar a implantação da estrutura em Rio Grande.
Novo momento para a saúde bucal
O processo de implantação do CEO foi acompanhado de perto por profissionais envolvidos na construção da política de saúde bucal do município. Entre eles está o coordenador de Saúde Bucal da SMS, Giordano Soria, que destacou o percurso necessário para que o serviço chegasse à fase de funcionamento e avaliou que a estrutura representa uma mudança importante na assistência odontológica oferecida pelo SUS em Rio Grande.
“Foi um longo caminho para ver este serviço em operação. A saúde bucal no município vem crescendo de forma exponencial. Até pouco tempo atrás, os serviços odontológicos eram arcaicos e a extração de dentes era enorme pela falta de recursos de manejo e tratamentos específicos. É até difícil acreditar que isto está acontecendo. Este Centro, aliado ao serviço de próteses, muda de degrau a saúde pública no município”, afirmou, emocionado.
A expectativa é que a nova estrutura contribua para reduzir a demanda reprimida por procedimentos especializados e fortaleça a integração entre a Atenção Primária e a atenção especializada. Com o novo fluxo, o cuidado começa nas unidades básicas, onde o usuário é avaliado e, quando necessário, encaminhado para um dos serviços oferecidos pelo CEO.
“Com mais este serviço, fortalecemos a saúde bucal e garantimos a integralidade do cuidado, desde o atendimento na unidade básica até o acesso aos procedimentos especializados”, destacou.
A cerimônia contou ainda com a presença do vice-prefeito Renatinho, do presidente da Câmara Municipal, Rogério Mattos Gomes, demais vereadores, secretários de Município, profissionais da área de saúde bucal e professores do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que contribuíram para a idealização e construção do projeto.
Compartilhe:
de
29