Notícias
Governo realiza reunião com integrantes do Grupo Integrado de Manutenção da Ordem Pública e Combate à Ocupação do Espaço Público - GIMOP
15/09/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A prefeita Darlene Pereira esteve reunida, no começo da noite desta terça-feira (15), com membros do Grupo Integrado de Manutenção da Ordem Pública e Combate à Ocupação do Espaço Público – GIMOP. O grupo foi criado por meio do decreto 22.886, no começo deste mês, e entre outras atribuições têm competência para fiscalizar a outorga de uso das áreas públicas a terceiros; supervisionar as licenças para construção ou edificação nestes locais; e monitorar, de forma preventiva e regularmente, estas áreas, evitando ocupações e construções irregulares e descarte de resíduos sólidos urbanos (RSU) em locais indevidos.
O GIMOP é coordenado pela Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), mas conta com o apoio institucional e suporte das secretarias de Serviços Urbanos (SMSU), Direitos dos Animais (SMDA) e Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária (SMPLANH).
Na reunião com a participação dos secretários Cláudio Costa (Relações Institucionais e Comunitárias), Dirceu Lopes (SMSU) e Carlos Alberto Brusch Terres (SMMAS), integrantes da Guarda Municipal e da superintendente de Segurança, Ivonilda Sarmento, a prefeita frisou que o GIMOP já está atuando e tem preocupação efetiva com a ocupação irregular dos espaços públicos, com os maus tratos aos animais e com o descarte irregular de lixo. Durante o encontro, o secretário da SMSU acentuou que o município do Rio Grande possui um dos melhores sistemas de coleta do Rio Grande do Sul, incluindo um cronograma mensal denominado “Coleta Programada”, e que não há motivos para que o descarte seja feito de forma irregular.
Compartilhe:
de
4