Notícias
Prefeitura busca recursos para recuperação de atividades de agricultores e pescadores após vendaval
29/09/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Prefeitura do Rio Grande encaminhou, nesta terça-feira (29), solicitações de recursos emergenciais aos governos Federal e Estadual para auxiliar na recuperação de estruturas produtivas da agricultura familiar e da pesca artesanal atingidas pelo vendaval do dia 21 de setembro. Os ofícios, assinados pela prefeita Darlene Pereira, foram enviados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.
Os pedidos são embasados pelo Laudo Técnico Circunstanciado elaborado pela Emater-RS/Ascar, que estima em R$ 1.076.652,00 os prejuízos na produção agropecuária e na infraestrutura avaliadas. Foram registradas perdas em lavouras de alface e morango e na bovinocultura de leite, além de danos a 120 galpões e 21 estufas agrícolas. Somente a recuperação dessas estruturas representa um prejuízo estimado de R$ 570 mil.
Conforme o levantamento, o vendaval atingiu de forma generalizada o interior do Município, com rajadas superiores a 100 km/h. Na produção leiteira, houve dificuldades de acesso às propriedades, danos em estruturas de ordenha e alimentação, e prejuízos provocados pela falta de energia elétrica. Na hortifruticultura, a produção de morango foi uma das mais afetadas pela destruição de estufas, enquanto cultivos de alface e outras hortaliças também registraram perdas.
De acordo com o secretário de Relações Institucionais e Comunitárias, Cláudio Costa, o Município segue atendendo, por meio da Defesa Civil e das secretarias operacionais, as residências de agricultores e pescadores que tiveram os telhados danificados, além de auxiliar algumas localidades com a disponibilização de geradores. Ainda assim, segundo ele, é necessário um aporte maior para minimizar os prejuízos constatados pelo Laudo Técnico da Emater-RS/Ascar. Nesta terça-feira (29), Cláudio recebeu a visita de representantes do Sindicato Rural, que reafirmaram a solicitação de apoio para a agricultura e pesca artesanal.
“Nossos agricultores tiveram perdas na produção, em equipamentos como estufas, e o temporal afetou, sobretudo, as estruturas de galpões, que sabemos que são necessários para o armazenamento de materiais de trabalho. Então, através desses ofícios, estamos buscando viabilizar esse apoio também, para os agricultores e pescadores artesanais, além da ajuda e do suporte que estamos prestando através da Defesa Civil e das secretarias”, disse o secretário.
A Defesa Civil segue realizando a distribuição de telhas às famílias atingidas pelo temporal, enquanto o Município busca recursos e apoio técnico para possibilitar a recuperação de estufas e galpões, visando permitir a retomada das atividades da agricultura e da pesca artesanal. Em razão dos danos provocados pelo vendaval, Rio Grande declarou Situação de Emergência Nível II, por meio do Decreto nº 22.933, de 21 de setembro de 2026.
Compartilhe:
de
0